Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Secretaria Municipal de Educação aplica Provinha Brasil de Matemática e Língua Portuguesa em junho

A Secretaria Municipal de Educação de Patos recebeu do MEC a Provinha Brasil de Matemática e Língua Portuguesa que será aplicada nas turmas dos segundos anos até o dia 15 de junho. Os kits foram entregues aos supervisores das escolas na tarde desta quarta-feira (23), em uma reunião realizada na Sala Paulo Freire na sede da Secretaria Municipal de Educação.

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas nas escolas públicas. É aplicada no início e no final do ano e oferece aos professores informações sobre os conhecimentos adquiridos ao longo do ano letivo.

O sistema de aplicações da Provinha Brasil de Matemática é igual à da Provinha Brasil de Leitura, uma no início e outra no final do ano, o que permite perceber a evolução do desempenho das crianças. Assim, o professor tem condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização e conhecimento dos alunos.

A partir das informações obtidas pela avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização aumentando as chances de que todas as crianças, até os oito anos de idade, saibam ler e escrever, conforme uma das metas previstas pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.
A Provinha Brasil é elaborada pelo Inep, e distribuída pelo MEC/FNDE para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública de ensino, matriculados no segundo ano de escolarização, têm oportunidade de participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil.

Airton Alves

Nenhum comentário:

Arquivo do blog