Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 30 de maio de 2012

SES capacita para novo sistema de imunização


Coordenadores de imunização e técnicos de tecnologia de informação dos municípios da região de Patos participaram nos últimos dois dias na 6ª Gerência Regional de Saúde de uma capacitação oferecida pela SES – Secretaria de Estado da Saúde-PB, com objetivo de implantar o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SINPI). 

Desenvolvido pela equipe do DataSUS do Rio de Janeiro, o SINPI irá permitir aos gestores, sejam do município, estaduais, como também do Ministério da Saúde, trabalhar de maneira mais otimizada, com qualidade e mais amplas as informações relativas às campanhas de vacinação.

Até o final deste ano todas as gerências de saúde já estarão com o novo sistema funcionando. “É um sistema simples, mas muito eficaz, que permitirá aos profissionais avaliar as informações de cada pessoa, como sua procedência”, explicou Adailton Gomes Melo, técnico de informática do setor de imunização da SES.

O sistema atual de imunização consegue informar somente a quantidade de doses aplicadas. O novo possibilitará se trabalhar o conjunto de cinco subsistemas num único módulo para o registro das imunizações, o que permitira maior controle de estoque, números mais precisos sobre gastos e perdas (desperdício) de doses e melhor planejamento das campanhas. 

Na Paraíba somente a 6ª e 3ª GRS ainda não haviam recebido essa capacitação. O SINPI evitará que dados de vacinação sejam computados para outro município. É o caso daqueles que atingem índices acima de 100% meta prevista, isso ocorre quando as pessoas acabam recebendo a dose fora de seu domicílio de origem, mas que com o banco de dados isso deixará de ocorrer.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog