Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 29 de maio de 2012

Matadouro passa por melhorias


A Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria de Agricultura, está a cada dia melhorando as condições de trabalho, higiene e segurança do Matadouro Público, localizado no bairro de mesmo nome. Além disso, a estrutura física do local tem recebido melhoras visíveis, com a colocação de cerâmicas, pintura da parte de ferragens, obras de alvenaria nos currais, bem como a pintura do local. 

Segundo Cláudia Morgana Soares, coordenadora de inspeção do logradouro, as reformas visam atender as exigências de fiscalização por parte dos órgãos responsáveis, a exemplo do Ministério Público, e também dar mais higiene e qualidade no trato da carne consumida no município.

“Implantamos um corpo de cinco veterinários para realizar inspeções diárias no local. Na questão da higiene nós temos cobrado tanto da administração como dos profissionais que fazem a inspeção para que controlem cada vez mais a manipulação das carnes. No tocante aos equipamentos e procedimentos para o abate, as recomendações são para que o atordoamento dos animais seja feito com a pistola pneumática, e a abertura de carcaças ser executada através das duas serras elétricas próprias para a função. Para isso temos profissionais capacitados para utilizar corretamente esses equipamentos”, explicou Cláudia Soares.

Ela acrescentou dizendo: “Sabemos que as instalações do local são bem antigas, mas procuramos manter da melhor forma, sanando algumas dificuldades, em parte com a aquisição de novos equipamentos. Todos os funcionários se encontram com seus devidos fardamentos e em boas condições, pois também é uma das nossas exigências, fazer com que esses profissionais trabalhem dentro das normas”, disse.

Quanto à possibilidade de carnes de animais com alguma enfermidade serem comercializadas, Cláudia Soares garantiu que as equipes de trabalho cuidam para que isso não aconteça jamais. “No momento em que detectamos alguma anormalidade tanto na carne como nas vísceras, imediatamente fazemos uma investigação para saber do que se trata. Em caso de tuberculose, que ás vezes ocorre, sobretudo com animais oriundos de outros estados, então nós condenamos esses animais, recolhemos e colocamos uma substância que torna as carnes impróprias para o consumo humano e animal. Além do mais, como prevenção temos o acompanhamento desses animais que adentram no matadouro através da exigência da Guia de Trânsito Animal (GTA), que é um documento emitido pela Defesa Agropecuária Estadual. O GTA indica que aqueles animais foram devidamente vacinados contra a Febre Aftosa”, destacou.

Por último, a coordenadora de inspeção lembrou que ainda há muito abate clandestino de animais na cidade de Patos, o que faz com que muitas carnes impróprias sejam comercializadas. Ela orientou que a população procure denunciar esses abates clandestinos no Ministério Público. E garantiu: “As carnes que saem do Matadouro Público possuem garantia de qualidade e não apresentam nenhum risco para serem comercializadas”, afirmou.

Hélio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog