Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 9 de maio de 2012

São José de Espinharas realiza oficina de promoção e prevenção das violências

Acontece de segunda a quarta da próxima semana (14 a 16) em São José de Espinharas uma oficina para promoção e prevenção das violências, que reunirá profissionais da educação, saúde, assistência social, conselho tutelar, de atendimento de urgência, entidades associativas, juntos criando uma rede de apoio e cuidado. 

A capacitação busca construir propostas, identificando peculiaridades de cada público convidado, para que respostas sejam dadas no enfrentamento à situação de vulnerabilidade de vítimas de violência. A secretária de Saúde de São José de Espinharas, Ilva Lacerda (foto), explica que dentre os objetivos desse encontro, está o de realizar ações preventivas, de reinserção social, trabalhando a comunidade com atividades na educação, saúde, assistência social.

“Pretendemos subsidiar a política de atenção integral do Município, discutindo com todos os segmentos a construção de novas ações que previnam a violência. Uma dessas ações é o fortalecimento do Programa Saúde na Escola, em que valorizamos, não apenas a comunidade estudantil, mas toda a família, principal núcleo da sociedade”, explicou Ilva, preocupada com o crescimento do consumo de drogas na cidade e as consequências decorrentes dessa prática, especialmente para os jovens, um dos alvos dessa oficina. 

No rol das discussões da oficina estão a violência sexual, violência psicológica-moral, financeiro-patrimonial, negligência-abandono. Nas dinâmicas de grupo estudos de casos e dramatizações; identificação das violências; análise do PSE (Programa Saúde na Escola), dentre outros.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog