Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Software desenvolvido na Paraíba é certificado pelo FBI

Programa faz reconhecimento pessoas através de múltiplos traços físicos



Após meses de trabalho e expectativa, o software Vsoft BioPass, criado pela empresa paraibana Vsoft, foi aprovado segundo os padrões estabelecidos pelo FBI (Federal Bureau of Investigation). O software agora passa a integrar a seleta lista de empresas com soluções certificadas pela instituição mundialmente reconhecida. A empresa faz parte do projeto Farol Digital, desenvolvido pelo Sebrae Paraíba.

Há quase um ano a Vsoft vem conduzindo pesquisa científica com o objetivo de desenvolver o primeiro software de reconhecimento multibiométrico, ou seja,  capacidade de identificar pessoas através de múltiplos traços físico, do Brasil. Este projeto recebeu o nome de “Vsoft BioPass” e conta com o apoio financeiro do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e a consultoria técnica do LASID (Laboratório de Sistemas Digitais) da UFPB (Universidade Federal da Paraíba).

Como se trata de um software bastante complexo, ele é dividido em diversos módulos com funções específicas. Um dos módulos mais importantes é o de compressão e descompressão de imagens de impressões digitais no formato WSQ (Wavelet Scalar Quantization). Este formato foi criado pelo FBI (Federal Bureau of Investigation) nos Estados Unidos e tornou-se o padrão mundial para armazenamento de grandes volumes de imagens de impressões digitais. Para que um determinado software possa utilizar este formato de imagens, faz-se necessária a implementação da especificação WSQ e, posteriormente, a submissão do software para a realização de testes de aceitação e certificação pelo FBI.

O próximo passo da Vsoft será a certificação do software em diferentes plataformas operacionais. O BioPass deverá ser lançado no mercado internacional neste ano de 2011 e já atraiu olhares de possíveis investidores e potenciais grandes clientes. Integrante do Farol Digital, a Vsoft Tecnologia é uma empresa que atua no segmento de software como fornecedora independente especializada em Gestão Empresarial, Segurança e Internet.
 
  Unidade de Marketing e Comunicação

Nenhum comentário:

Arquivo do blog