Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Programa oferece tratamento de alta complexidade para sertanejos


Transporte terrestre, aéreo e fluvial para paciente e acompanhante, diárias, ajuda de custo e, o mais importante, o tratamento, inclusive de alta complexidade, para o restabelecimento da saúde do usuário do SUS. São benefícios bancados pelo Sistema Único de Saúde, oriundos dos impostos do cidadão, que podem ser adquiridos através da 6ª Gerência Regional de Saúde, localizada ao lado do Hospital Janduhy Carneiro, no Bairro Belo Horizonte. 
[
Atualmente 72 pessoas da região Patos fazem tratamento fora de domicílio. Dentre as cidades que os recebe estão: São Paulo, Curitiba, Brasília, Recife e Fortaleza. Quando o tratamento pode ser oferecido no próprio Estado a responsabilidade fica por conta do município, de preparar todo o encaminhamento. Se a Paraíba não tiver o tratamento solicitado pelo médico especialista, depois que o paciente tiver passado pelo PSF e pela triagem, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) agiliza todo o processo.

Dos cadastrados pela 6ª Gerência de Saúde, a maioria dos casos é de pessoas com cardiopatias, problemas auditivos, transplante de medula, redução de estômago, estas duas precisam de autorização da CNRAC - Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade, Ministério da Saúde, paraplegia (perda parcial ou total dos movimentos das pernas), dentre outros. O TFD garante, inclusive, casos de transplante de coração. 

Segundo Glória de Fátima, do TFD da 6ª Gerência, o início de tudo é o PSF, é a porta de entrada, de acesso ao benefício. Os pacientes do município de Patos e região são encaminhados para o Centro de Especialidades Frei Damião para a realização de exames que sinalizam da necessidade ou não do tratamento fora do domicílio. Maiores informações sobre o programa, documentos necessários podem ser acessadas diretamente no TFD da 6ª Gerência Regional de Saúde ou pelo telefone 83 – 3421 2766, com Glória de Fátima.

Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog