Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 16 de junho de 2015

Ronda Proerd reforça a presença da Polícia Militar nas escolas


A presença da Polícia Militar nas escolas vem aumentando através da Ronda Proerd, projeto piloto que foi implantado nos bairros Jardim Planalto e Mangabeira, em João Pessoa, com policiais formados no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) realizando visitas nas unidades escolares, ministrando palestras, participando de reuniões e identificando os principais problemas da comunidade escolar. 

O serviço funciona nos três turnos das aulas e os policiais recrutados para atuarem na Ronda Proerd também realizam a formação de alunos com a aplicação dos Currículos Proerd. As palestras levadas aos estudantes abordam temáticas de prevenção ao uso das drogas e da violência. 

“É a junção entre o policiamento comunitário com a atuação dos instrutores do Proerd nas escolas dos bairros onde o projeto-piloto acontece”, explicou a coordenadora estadual do Programa de Resistência às Drogas e à Violência, capitão Polyanna Laura. 

Ela destacou que os dois bairros pioneiros do projeto já possuem Unidades de Polícia Solidária, que continua realizando o trabalho dentro da filosofia de polícia solidária. “A Ronda Proerd veio pra somar com a atuação dos instrutores do Proerd, programa com 15 anos de atuação aqui na Paraíba. Esses policiais militares visitam as escolas, ministram aulas e palestras não só para os alunos, mas também para toda comunidade escolar”, pontuou. 

Para a vice-diretora da Escola Estadual Professora Luzia Simões Bartollini, Maria Marlene Batista, a dinâmica da Ronda Proerd tem atendido os principais anseios da comunidade escolar. “Está sendo de grande importância porque há um aproveitamento muito bom com os policiais interagindo conosco, acompanhando nossa rotina e criando uma parceria sólida que tem sido fundamental para nós”, declarou, ao confidenciar a ansiedade dos alunos para passarem pela formação no Proerd. 

O comandante da 6ª Companhia do 1º Batalhão, capitão Sidnei Paiva, falou das melhorias que a Ronda trouxe para a segurança. “A ronda promove uma capacitação nas escolas e, num segundo momento, traz um diagnóstico dos colégios, pois a partir do momento em que o policial educador entra na escola, ele já tem um olhar especial para esses ambientes e faz um diagnóstico, constatando de imediato os casos que tendem a se tornarem ocorrências policiais, trazendo para que possamos viabilizar soluções que previnam esses eventos”, ressaltou. 

Zap.com PM – Outro projeto que soma à Ronda Proerd na prevenção da violência nas escolas é o “Zap.com PM”, que consiste na reunião de policiais militares, professores e pessoas da comunidade em grupos de mensagens instantâneas pelo celular, garantindo uma proximidade maior com as pessoas para identificar, priorizar e resolver os problemas que afligem a comunidade, utilizando uma das ferramentas tecnológicas mais usadas na atualidade: o aplicativo WhatsApp. Os dois projetos foram regulamentados por meio de resolução publicada no Boletim Interno da Corporação. 

secom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog