Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 16 de junho de 2015

Autoridades debatem segurança pública em audiência promovida pela Câmara de Patos


Na noite desta segunda-feira, 15 de junho, o Plenário da Câmara Municipal de Patos - Casa Juvenal Lúcio de Sousa foi palco para a realização de uma Audiência Pública bastante positiva e participativa, na qual inúmeras autoridades e a sociedade civil organizada promoveram um amplo debate sobre segurança pública e propostas para reduzir os números da violência em Patos.

Participaram das discussões os deputados estaduais Nabor Wanderley e Antônio Mineral, a juíza da Vara de Homicídios, Isabel Assunção, o juiz da Vara da Infância, Hugo Zaher, a promotora da Infância, Lívia Vilanova, o 1º Promotor da Promotoria de Justiça Cumulativa de Patos, Elmar Thiago, os delegados Sylvio Rabello (Polícia Civil) e Antônio Glauter (Polícia Federal), o comandante do 3ª BPM, tenente coronel Francisco Campos e outros representantes da Polícia Militar, o chefe da Guarda Municipal de Patos, Jackson Lucena, que na oportunidade também representou a prefeita Francisca Motta, presidente de associações de moradores de diversos bairros da cidade, entre outras autoridades.

Junto as autoridades e os representantes da sociedade civil organizada, a presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa e os vereadores Claudia Leitão, Maurício Alves e Sales Júnior debateram sobre os números da violência e ouviram atentamente cada proposta apresentada, para que, posteriormente, todos os dados levantados sejam encaminhados às autoridades competentes, para que estas, diante dos apelos da sociedade e das autoridades, possam envidar ações eficazes e capazes de promover melhorias no quadro apresentado.

Dentre as propostas apresentadas, destaque para as sugestões de criação de um Conselho Municipal de Segurança Pública, valorização dos policiais, ampliação de serviço de monitoramento de vias públicas e praças por câmeras, criação de um Centro Educacional do Adolescente, onde o adolescente em conflito com a lei possa receber educação profissional, mais investimentos para educação, delimitação de horário para encerramento de eventos e funcionamento de bares e a colaboração da sociedade para com a polícia e a justiça, entre outras.

Além do debate, a presidente Nadir Rodrigues e os demais pares presentes fizeram o lançamento oficial da Campanha Patos Que Protege. O lançamento foi marcado pela entrega de camisetas as autoridades e entidades envolvidas com a ação, a exemplo do representante do Poder Executivo, o tenente coronel Campos, Dr. Hugo Zaher, Dra. Lívia Vilanova, representantes da Ação Social Diocesana, da Pastoral do Menor, o presidente do GIAASP, Luciano Dia e o presidente do CMDCA, Judivan Pereira.

Uma homenagem também foi prestada ao 3º Batalhão de Polícia Militar, através da entrega, ao coronel Campos, do Certificado de Votos de Aplauso pelas ações que resultaram na prisão dos acusados pelo assassinato do policial Ubirajara Dias, ocorrido no último dia 09.

A Audiência realizada na noite desta segunda-feira (15) foi avaliada de forma positiva por todos os participantes e a presidente da Câmara de Patos, juntamente com os demais vereadores presentes, firmaram o compromisso de repassar todos os relatórios do debate para as autoridades e, também, de encaminhar, na forma de requerimentos, as propostas apresentadas pelos participantes.

“Esta Casa irá preparar o relatório completo do debate realizado nesta noite, faremos os encaminhamentos às autoridades competentes e, no mês de agosto, quando retornamos as Sessões Ordinárias, faremos uma avaliação de todas as respostas que obtivermos e prestaremos contas a sociedade”, agendou.

 Ascom | Câmara Municipal de Patos

Nenhum comentário:

Arquivo do blog