Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Hospital Regional de Patos atendeu em média 12 vítimas de acidente de trânsito por dia em novembro








O mês de novembro deste ano apresentou maior índice de atendimentos de vítimas (372) de acidentes de trânsito de 2014 pelo Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, com média diária de 12 entradas na urgência, segundo o setor de estatísticas do HR. Em 2014, até novembro, já foram 2.271 pacientes atendidos no Janduhy Carneiro, o que vem dando uma média de 6,7 por dia.

Os dados do ano passado fecharam em 2.595, média diária de 7 vítimas do trânsito. Os números são muito preocupantes. A maioria dos envolvidos é de jovens, boa parte acaba ficando com sequelas irreversíveis, outros passam vários meses de intenso sofrimento para que consigam a reabilitação.  Mês passado dos 372 acidentados, 56 precisaram de intermento. “Esse é um problema grave e que vem de vários anos. A cada dia aumenta o número de veículos circulando, especialmente motocicletas. Há muita imprudência que acaba contribuindo para tantos acidentes”, comentou a diretora do HR, Hígia Lucena.

O Hospital Regional de Patos realizou 5.984 atendimentos de urgência mês passado. Mais de 80 municípios enviam pacientes para esse hospital referência do Sertão paraibano. Há momentos que a entrada do Janduhy Carneiro fica congestionada por ambulâncias que chegam trazendo pacientes de toda a região, inclusive de estados vizinhos como Pernambuco, Rio Grande do Norte e até do Ceará.

Muitos dos procedimentos feitos no Regional de Patos são ambulatoriais, ou seja, de competência da atenção primária. Isso acaba gerando baixa inclusive nos estoques de medicamentos, gerando mais despesas, até porque muitos dos municípios não repassam os valores transferidos do SUS para custear essas despesas.

No período de 30 dias de novembro houve registro de entrada de 46 pacientes vítimas de acidente de trabalho; 98 por queda de mesmo nível, ou seja, acidente ocorrido geralmente dentro de casa; 14 vítimas de agressão física; 10 feridos por arma branca; 8 à bala; 14 agressão física; 1 por envenenamento; 2 por intoxicação tóxica; 2 queimaduras e 1 envenenamento.

Marcos Eugênio (Ascom)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog