Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Experiência bem sucedida da Paraíba é apresentada em seminário em Minas Gerais




Cida Uchoa


O auditório da ABRAÇO - Associação Brasileira Comunitária para Prevenção do Abuso de Drogas, em Belo Horizonte - MG, foi palco, no dia 2 deste mês, do seminário: Violência, família e escola. Conhecendo as causas e a alternativa da educação emocional e social, encontro em que foram expostos casos de sucesso da Liga Pela Paz pelo Brasil.

A Paraíba, um dos 19 estados brasileiros que já vivenciam a metodologia Liga pela Paz, foi um dos destaques do evento, com Cida Uchoa, coordenadora estadual do PNAIC, representando a secretária de Estado, Márcia Lucena. Cida falou da importância, não apenas de levar ao conhecimento de todo o país o sucesso que a metodologia tem proporcionado ao ensino público estadual paraibano, mas também absorver experiências de outras localidades para enriquecer cada vez mais o trabalho que vem sendo realizado na educação básica de seu Estado.

Disse que ainda se emociona, mesmo depois de 33 anos dedicados à educação, quando descobre coisas que não estavam sendo bem trabalhadas. Destacou a emoção como base para melhoria do ensino e criação de uma cultura de paz nas escolas.“Quando vejo crianças articulando as emoções de seus pais para evitar brigas, professores que não percebiam como os educandos chegavam à sala de aula e, hoje,  essas emoções sendo socializadas, percebo que estamos no caminho certo, nessa parceria perfeita com a Liga Pela Paz”, comenta Cida Uchoa.
Muitas autoridades públicas e estudiosos da educação participaram do seminário, a exemplo de prefeitos da Granbel – Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizontes, do prefeito da Capital, Márcio Lacerda, do presidente da Comissão Especial de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, deputado Reginaldo Lopes, do professor Luis Flávio Sapori - PUC Minas - Doutor em Sociologia/IUPERJ, que em sua palestra destacou o crescimento da violência no Brasil. O professor João Roberto de Araújo focou sua fala na Educação emocional e social: O maior desafio da educação deste século.

Os participantes puderam compartilhar ideias e experiências bem sucedidas da Liga Pela Paz em diversos municípios brasileiros, mostrando os avanços e benefícios decorrentes da metodologia que alimenta o emocional para a construção da paz e não violência nas escolas, promovendo o desenvolvimento educacional e uma sociedade mais equilibrada emocionalmente.

Um dos objetivos do Seminário foi de auxiliar as administrações municipais, através de um projeto educacional e social, a minimizar a violência, a criminalidade e o uso de drogas. As palestras e as práticas apresentadas no evento serviram como troca de conhecimento sobre a questão da violência na família, na escola e na comunidade. Foram discutidas alternativas de atuação estruturada e inteligente a partir da educação. Foram expostas experiências bem sucedidas de vários estados, com destaque para Minas, Paraíba e Acre, onde a Liga pela Paz está presente e os índices de violência na escola vêm caindo.

O Brasil está despertando para a compreensão da importância da educação emocional e social nas escolas, principalmente como base da educação integral. A Liga Pela Paz, metodologia para a educação emocional e social, qualificada pelo MEC, é pioneira no Brasil. Já presente em 19 estados brasileiros, com milhares de alunos e professores envolvidos, demonstra o êxito com avaliações de resultados obtidas junto às escolas parceiras.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog