Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 21 de março de 2011

Quixaba terá raça caprina regional


O programa Berro Eficiente, de melhoramento genético de caprinos criado em junho de 2009 no município de Quixaba, ganhou nova nomenclatura, agora Berro Eficiente Gênese, que prevê, até final do próximo ano, o surgimento de uma nova raça regional, denominada Quixaba. 

O município, na sua política de desenvolvimento rural, de manutenção das famílias no campo, vem fazendo o melhoramento genético dos rebanhos caprinos, visando aumento da produção leiteira. Em 2009 a ONG SOS Sertão doou dois animais da raça Albina Britânica, que passou a ser oferecido em comodato para os produtores locais. Os resultados foram bastante satisfatórios, com grande adesão dos criadores, levando o município a adquirir mais três reprodutores puros de origem ibérica, sendo dois da raça Murciana granadinal (Espanha) e o terceiro da raça Graúna, descendente das cabras charnequeiras (Portugal).

O melhoramento genético segue à risca vários fatores, como a sanidade animal, manejo, alimentação e o fator genético, o cruzamento dos reprodutores com as matrizes, sem a presença de outros machos, que estão sendo castrados para que a nova linhagem não sofra qualquer interferência. A Emater, importante parceira de Quixaba, faz o acompanhamento técnico do Berro Eficiente Gênese. 

A nova raça, com reprodutores já devidamente marcados pela letra Q na face, patrimônio do município, aproveita todas as características das três raças, comparadas com as da planta quixabeira, que dá nome ao município, por ser madeira preta, frutos pretos, prolífico (alta fecundidade) e rusticidade, bastante adaptável ao clima semi-árido. 

O melhoramento genético é feito via empréstimo, com rotatividade de quatro meses em cada rebanho. Hoje os cinco reprodutores estão servindo a 250 matrizes. No município, segundo os últimos levantamentos do IBGE, são aproximadamente duas mil cabeças, com toda a criação destinada à produção leiteira. 

Mesmo com a estiagem registrada ano passado, a produção atual chega a 200 litros de leite de cabra diários, que é repassada à usina de beneficiamento lácteo de Passagem, a Cabralac, uma das fornecedoras do programa Leite da Paraíba, que também recebe diariamente 500 litros de leite de vaca dos produtores quixabenses. 

A produção de leite ganhou destaque na economia desse município, distante 290 Km da capital João Pessoa. Mas, segundo o secretário municipal de Agricultura, Luciano trindade, outro fator importante atrelado à economia é o lado social e cultural, com a geração de empregos, renda familiar e aprendizagem com o meio ambiente. “Manter o homem no campo, este recebendo orientação técnica de manejo, racionalização da produção, conservando o meio ambiente, colocando animais em quantidade ideais na área de caatinga, são fatores que melhoram a vida, oferecendo-lhe conhecimento, maior harmonia com a natureza”, disse o secretário e engenheiro agrônomo, Trindade. 

O programa Berro Eficiente Gênese vem se tornando referência para toda a região, com municípios solicitando palestras sobre essa iniciativa de melhoramento genético, que promete crescer bastante a partir dessa nova raça, a Quixaba, que está se desenvolvendo para ampliação da bacia leiteira caprina. 

Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog