Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 21 de março de 2011

Prefeitura leva serviços de saúde a presídio de Patos

O sábado foi de novidade para os detentos da Penitenciária de Segurança Máxima de Patos, Procurador Romero Nóbrega, que além de contar com atendimento médico e odontológico, foram beneficiados, neste dia 19 de Março, com as ações da Política de Atenção Integral a Saúde do Homem, através do atendimento de um médico urologista, por meio de uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria Municipal de Saúde. 

O médico urologista, Antônio Segundo, explicou a importância desse tipo de atendimento dentro do presídio. “A ideia da Secretaria de Saúde é fundamental por tratar da saúde do homem, e nada mais propício do que trabalhar isso dentro do Presídio Masculino, pela concentração de homens nesta área. Vamos focar na prevenção de doenças mais comuns para a população masculina que são as doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, AIDS, hepatite, focando também na saúde do homem a partir dos 40 anos, ao oferecer o exame prostático e o exame preventivo de toque, além disso, faremos o controle de doenças de rotina que atingem outros públicos como diabetes, colesterol e outras patologias”, esclareceu o médico.
Além das ações voltadas para a saúde do homem, a Prefeitura de Patos, através da Secretaria de Saúde disponibiliza atendimentos odontológicos, por meio de um consultório odontológico instalado dentro do presídio há um ano, cujo atendimento é feito aos Sábados, nas áreas de periodontia, estética e ortodontia, atendendo de 12 a 16 detentos a cada semana. A secretária Adjunta de Saúde, Nadigerlane Rodrigues, antecipou que as ações dentro da Política de Atenção Integral a Saúde do Homem se intensificarão ainda esta semana no presídio masculino. 

“A Secretaria de Saúde vai se fazer presente no período da manhã, no presídio Romero Nóbrega, trabalhando dentro dessa política de atenção a saúde do Homem o uso do preservativo e a importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, como também de outras doenças que podem acometer o sexo masculino”, antecipou Nadigerlane Rodrigues. 

O detento Ronaildo da Silva Araújo aprovou a iniciativa. “O atendimento de saúde aqui no presídio é ótimo, tanto a dentista, o seu auxiliar e os médicos são muito bons, deixam a gente bastante a vontade, o material é todo novo, organizado, além disso o atendimento é excelente porque todos somos tratados de maneira igual. Quando foi montado esse consultório aqui, as coisas melhoraram cem por cento. A Prefeitura está de parabéns, foi um trabalho excelente na maneira de organizar tudo e fazer o impossível acontecer aqui dentro, pois apesar de sermos detentos, somos atendidos com amor e atenção”, desabafou Ronaildo. 

CIRANDA SOLIDÁRIA 

Após realizar atendimentos no Presídio Masculino em Patos, a equipe da Secretaria de Saúde se deslocou para o Bairro Mutirão, onde aconteceu pela manhã, na Escola Municipal João Rodrigues de Amorim, uma Ciranda Solidária, organizada pelo Rotaract Clube Patos Sul, em parceria com a Prefeitura de Patos e instituições de ensino. Disponibilizando serviços nas áreas de Imunização, teste de glicemia, aferição de pressão e orientação sobre a prevenção de doenças, equipes da Secretaria de Saúde atenderam a população local que entendeu como positiva a iniciativa do Rotaract em firmar parceria com a Secretaria de Saúde. “Estou muito contente com os serviços, porque o atendimento está muito bom. Trouxe as crianças para fazer o teste de Diabetes porque elas possuem casos na família. Estou achando muito importante para mim e os meus filhos, e quando os serviços chegam até a gente é mais uma oportunidade que nós temos para aproveitar e cuidar da saúde”, afirmou a moradora Adriana Gomes de Oliveira. 

Carlos Guedes, membro do Rotaract e um dos organizadores do evento, avaliou de forma positiva, os serviços de saúde disponibilizados pela Prefeitura na Ciranda. “Foi uma participação excelente da Prefeitura de Patos, através da Secretaria de Saúde, estamos satisfeitos porque ajudamos a comunidade aqui no Mutirão com a prestação de serviços e é isso que é importante nas parcerias, porque quem trabalha, se esforça e se organiza, sempre consegue atingir suas metas, e o que buscamos é “Dar de si, antes de pensar em si” que é o lema do Rotary Internacional. Foi uma parceria muito proveitosa, a sala de enfermagem foi uma das mais visitadas, muita vacinação, teste glicêmico, aferição de pressão, orientações de nutrição que atenderam até mesmo os voluntários do Rotarac”, destacou satisfeito Carlos Guedes.

Coordecom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog