Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 22 de março de 2011

Matureia celebra Dia Mundial da Água

Foto:Marcos Eugênio
Após quatro dias de aulas temáticas explorando as consequências da crise de água potável, cerca de 300 estudantes da rede pública de Matureia, representantes do Peti, das secretarias e do sindicato rural, participaram hoje (22) às 09h00 de uma caminhada sobre o Dia Mundial da Água.
Com faixas , cartazes e bonecos pena de pau, os estudantes percorreram a principal avenida da cidade, José Jerônimo, com mensagens de alerta sobre a atual situação dos recursos hídricos do país. Quatro crianças vestidas de azul e com letras fixadas sobre a roupa, representarando gotas de água, desfilaram pela via em alerta sobre o problema.
Para participar do evento, elas passaram quatro dias de aula fazendo e apresentando trabalhos relacionados ao problema de água. Essa foi a maneira que a Secretaria de Educação e os professores encontraram para facilitar a aprendizagem dos alunos.
No fim do percurso, eles se concentraram no largo da igreja da Conceição para assistir as apresentações . Um grupo de crianças leu a Declaração dos Direitos Universais da Água e outro apresentou uma dança.
Segundo a Organização das Nações Unidas - ONU, 50% da taxa de doenças e morte nos países em desenvolvimento ocorrem por falta de água ou pela sua contaminação. Assim sendo, o rápido crescimento da população mundial e a crescente poluição, causado também pela industrialização, torna a água o recurso natural mais estratégico de qualquer país do mundo.
Para cada 1.000 litros de água utilizados, outros 10 mil são poluídos. Segundo a ONU, parece estar cada vez mais difícil se conseguir água para todos, principalmente nos países em desenvolvimento. 
Dados do Internacional Water Management Institute - IWMI mostram que, no ano de 2025, 1.8 bilhão de pessoas de diversos países deverão viver em absoluta falta de água, o que equivale a mais de 30% da população mundial. Diante dessa constatação, cabe lembrar que a água limpa e acessível se constitui em um elemento indispensável para a vida humana e que, para se tê-la no futuro, é preciso protegê-la para evitar o futuro caótico previsto para a humanidade, quando homens de todos os continentes travarão guerras em busca de um elemento antes tão abundante: a água. 


Renata Dantas

Nenhum comentário:

Arquivo do blog