Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Psicólogo e escritor alertou comunidade quixabense sobre os riscos das drogas na vida, especialmente, dos jovens






Preocupado com o futuro social dos jovens do Município, o Prefeito Julio Cezar, com o suporte das Secretarias de Assistência Social e Educação, promoveu na tarde e noite desta última sexta-feira, 09, na Casa da Família, uma Palestra sobre Drogas, em que foi apontando os malefícios que ela pode causar, tanto no aspecto físico, quanto moral, na vida de uma pessoa.

No período da tarde, a palestra foi voltada para os mais jovens. Alunos do 6º ano da Escola Cícero Sulpino compareceram à Casa para assistirem a palestra. À noite, com uma palestra mais voltada para pais e educadores, foi a vez dos alunos do 3º ano do Cícero Sulpino, mais alunos do EJA, educadores, autoridades locais e comunidade em geral, apreciarem a apresentação.

A palestra ficou a cargo do ex-policial federal, e atualmente advogado, psicólogo escritor, Deusimar Wanderley Guedes, autor do livro ‘Drogas, problema meu e seu’.

Durante a conversa com os presentes, o psicólogo alertou sobre a má influência de pessoas próximas (que são geralmente as que oferecem algum tipo de droga) e sobre as consequências graves que há no uso de drogas e as impressões negativas que podem ficar no corpo e na vida social do usuário pelo restante da vida.

“Uma hora, alguém vai chegar até você e vai oferecer drogas. Há também a influência da mídia que diz que ‘beber e fumar é legal’. Cabe a você fazer uma reflexão e concluir se vale a pena, ou não, usá-las”, sugeriu Deusimar, lembrando que as drogas podem até promover alguns instantes de desinibição e euforia, mas as consequências serão para a vida toda.

Para o idealizador da palestra, o Prefeito Julio Cezar, ensinar, especialmente aos jovens, sobre os riscos e consequências das drogas, e alertar aos pais quanto as sinais que indicam que o seu filho talvez esteja consumindo drogas, é o primeiro passo no combate a este mal que tem assolado famílias.

“Faltava oportunidade para trazer o Deusimar aqui, mas sabia que, quando trouxesse-o, teríamos algo impactante sobre o assunto em questão. Foi uma palestra gratificante. Acredito que as pessoas que acompanharam essa palestra absorveram algo do que foi dito aqui”, exaltou o Prefeito.

Drogas matam!

De acordo com relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado em março de 2013, as mortes anuais causadas pelo consumo de drogas ilícitas no mundo podem atingir até 253 mil pessoas, e a maioria dessas mortes, que poderiam ser evitadas, resultaram de 'overdose' de opiáceos (substâncias derivadas do ópio).

Com relação as drogas lícitas (cigarro e bebida alcoólica), o cigarro mata muito mais gente do que a bebida. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), três milhões de mortes ao ano são provocadas pelo tabaco e 750.000 pelo álcool.



Eduardo Silva

Nenhum comentário:

Arquivo do blog