Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Campanha Saúde na Escola fará busca de casos suspeitos de hanseníase





Na última terça-feira 13 houve uma reunião com profissionais de saúde e Educação dos municípios e Estado, pertencentes a 6ª Gerência, realizada no auditório do 6º Núcleo de Saúde do Estado, em Patos-PB. Os municípios selecionados pelo Ministério da Saúde foram: Cacimbas, Patos e São José de Espinharas. Nesse encontro foram abordados detalhes da campanha que este ano tem como tema “Hanseníase, Geo-helmintíases e Tracoma”.

A referida campanha acontece de 26 a 30 deste mês. Informação e a conscientização são ferramentas importantes utilizadas pelo Programa de Controle da Hanseníase e Verminoses. Foram convidados para receber as devidas informações profissionais de Saúde e Educação do Programa Saúde na Escola- PSE, Unidades de Estratégia de Saúde da família e setor Epidemiológico.

A campanha visa reduzir a carga parasitária de geo-helmintos em escolares do ensino público fundamental, identificar casos suspeitos de hanseníase através do "método do espelho" e identificar e tratar casos de tracoma nos escolares. Nessa reunião da última terça-feira 13 foram apresentadas e discutidas estratégias para realização da campanha nos municípios prioritários. Um dos objetivos dessa campanha é o controle e eliminação destas doenças nos municípios considerados prioritários. Para detectar o tracoma, por exemplo, será feito exame ocular nos pacientes.


            Além disso, a oficina serviu como base para que os municípios prioritários possam se organizar para a realização da campanha nacional, e que será realizada até o mês de Agosto de 2014. Os casos suspeitos serão encaminhados para unidades do Programa Saúde da Família para serem tratados. Todos serão atendidos a partir do dia 26 de maio até inicio do mês de agosto, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ao chegar nas UBS os pacientes serão examinados por médicos credenciados pelo Ministério da Saúde, e passarão por exames necessários.
Sobre as Doenças

Hanseníase: É uma doença infecciosa, crônica, causada pelo Mycobacterium leprae que acomete principalmente a pele e os nervos periféricos. É preciso observar manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam; mas, que causam a sensação de formigamento e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.

Geo-helmintíases: De acordo com a Gerência de Vigilância Ambiental as Geo-helmintíases constituem um grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem e são causadas principalmente pelo Ascaris lumbricóides, Trichuris trichiuria e pelos ancilostomídeos. Os casos portadores dessas parasitoses são detectados de forma passiva pelas unidades de saúde no Brasil. Estima-se que a prevalência do país varie de 2 a 36%; com maior destaque em municípios com baixo IDH.

O tracoma é uma doença inflamatória nos olhos causada por uma bactéria, que atinge a córnea e a conjuntiva. A transmissão ocorre por contato direto, pessoa a pessoa, ou contato indireto através de objetos contaminados com secreções (toalhas, lenços, lençóis). As moscas podem contribuir para a disseminação da doença por meio de transporte mecânico.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog