Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 13 de maio de 2014

Mãe d’Água inaugura 1ª academia de saúde do município




A população da cidade de Mãe d’Água-PB foi contemplada na noite do último dia 30 de abril, com a primeira Academia da Saúde, localizada na Rua João Pequeno Romano, no Conjunto Manoel Barros, construída com recursos do Governo Federal em parceria com o município.

A solenidade foi iniciada por volta das 190h e contou com a presença da prefeita Margarida Fragoso Margarida Tota), que esteve acompanhada da Secretária Municipal de Saúde, Fátima Carvalho, do ex-prefeito do município, Kleber Leitão, cujo pai, o senhor Aldmam Leitão de Araújo, foi o homenageado com a denominação do logradouro público, secretários da administração e demais autoridades, a exemplo do ex-prefeito e ex secretário estadual de saúde, Dr. José Tota.

De acordo com a secretária de saúde, a academia vai assegurar aos moradores um espaço para a prática de atividades física com acompanhamento de profissionais especializados, como médico e educador físico. “Nesse momento meu sentimento é de alegria, de realização e de dever cumprido.” Comemorou Fátima. “Agora vamos poder proporcionar uma melhor qualidade de vida para a nossa população, especialmente os idosos e hiper tensos. Nossa juventude também será estimulada a praticar as mais variadas atividades esportivas que serão acompanhadas de perto por profissionais de educação física, fisioterapeutas, nutricionistas e os demais profissionais de saúde do município.” Completou a secretária de saúde.

HOMENAGEM

A prefeitura resolveu homenagear com o nome da academia o pai do ex-prefeito Kleber Leitão, Aldmam Leitão de Araújo. A propositura foi apresentada pelo vereador Andrew Wlker de oliveira (Deo de Rivaldo) e aprovada por unanimidade pelos pares da casa Carmita Dantas. “Para mim foi um momento muito importante e de muita emoção ver o nome de meu pai denominando essa academia. Gostaria de agradecer a prefeita Margarida Tota e aos vereadores, por essa homenagem que considero justa.” Exprimiu Kleber Leitão. “Feliz também estou pela importância que a obra traz para a saúde da população.

O sedentarismo é uma das maiores causas de doenças e a academia oferece a oportunidade de se trabalhar as atividades físicas e isso é muito positivo.” Acrescentou Leitão. A solenidade de inauguração contou com a prestação de vários serviços de saúde como aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea, IMC, vacinação contra H1N1 e HPV, entre outros. A coordenação de Saúde da Mulher, Coordenação Municipal do Hiperdia, Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA e a Coordenação do Nucleio de Apoio a Saúde da Família – NASF, ofereceram a população que passavam pelo local, orientação e exames. Logo após o corte da fita e o descerramento da placa, feito pela prefeita Margarida Tota, um grupo de adolescentes beneficiados pelos programas da Secretaria de Assistência social, fez uma apresentação de dança. Apesar da chuva que caiu durante o número, um grande número de pessoas prestigiou o evento.

“A construção dessa academia foi iniciada ainda no governo do ex prefeito Junior Tota e felizmente concluída em minha gestão.” Lembrou Margarida. “Graças a colaboração do deputado estadual Monaci Marques, que durante uma viagem à Brasília conseguiu através de suas amizades no Ministério da Saúde destinar recursos para a aquisição dos equipamentos, e dessa forma podermos entregá-la a população.” Destacou a prefeita.


“Esperamos que a nossa população possa usufruir do espaço para a prática da atividade física, e uma atividade física em que contará com os aparelhos e com todo uma sequência de orientação em relação ao uso dos equipamentos. Aproveito para lembrar que o cuidado, a conservação do equipamento público, não é responsabilidade exclusiva da gestão pública, nós enquanto cidadão precisamos ter a consciência de que esses serviços públicos, eles são construídos a partir de nossa contribuição, do que nós pagamos e repassamos com os impostos, então temos que ter a responsabilidade de zelar pela manutenção adequada daquilo que é colocado a nossa disposição”, finalizou a prefeita Margarida Tota.

Célio Martinez

Nenhum comentário:

Arquivo do blog