Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Estado oferece para macro Patos formação em prevenção e detecção de câncer de mama














 Marcos Eugênio


Aconteceu na tarde desta quinta-feira 15 no auditório da 6ª Gerência de Educação, em Patos uma formação em prevenção e detecção precoce de câncer de mama. O treinamento foi oferecido pelo Governo do Estado, através da SES – Secretaria de Estado da Saúde, tendo como público alvo os médicos e enfermeiros da 3ª Macrorregião, que compreende 49 municípios, inclusive Patos.

A formação foi conduzia pelo mastologista Thiago Pereira. Antes de sua explanação o gerente da 6ª Gerência Regional de Saúde, José Leudo de Farias deu boas vindas aos presentes, que lotaram o auditório. Em seguida Gerúsia Delfino, da ONG Amigas Viva a Vida, fez um relato sobre a ONG, seu papel no apoio às portadoras de câncer e as conquistas para a saúde da mulher, como o funcionamento do mamógrafo da Maternidade Dr. Peregrino Filho, a construção da Unidade de Oncologia e a casa de apoio para as pacientes com câncer, cujas obras estão aceleradas.

O mastologista Thiago Pereira apresentou amplo material enfocando os aspectos físicos das glândulas mamárias e das lesões que proporcionam os carcinomas; fatores de risco; manifestações clínicas da doença; investigação diagnóstica; exame clínico das mamas; os métodos de imagem, como a mamografia, ultrassonografia ressonância magnética.

Diversas outras informações foram trabalhadas com os médicos e enfermeiros, como os métodos invasivos; tipos de tratamento, a exemplo da cirurgia, radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia e terapia biologia.

Essa preocupação do Estado de ampliar os conhecimentos, despertar no profissional de saúde maior interesse na prevenção do câncer de mama na atenção primária, pela proximidade, com a comunidade faz sentido, levando-se em conta os altos índices, sempre crescentes, de óbitos da doença, onde só na Paraíba no ano passado foram 210 mulheres que perderam a vida, um crescimento de mais de 50% nos últimos 8 anos.

“É importante as mulheres fazerem uma prevenção bem feita e isso cabe aos profissionais de saúde na orientação, solicitação de exames e acompanhamento. Quando a lesão é detectada precocemente as chances de cura são de quase 100%”, diz o mastologista Thiago Pereira.

Para que se promova a saúde com qualidade da mulher é necessário que a atenção primária funcione bem, que as equipes estejam devidamente qualificadas, o atendimento seja humanizado e a comunidade possa ser bem acolhida, sentir a devida confiança no contato com essa equipe.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog