Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 11 de junho de 2013

Secretários discutem experiências em reunião da CIRS




Capacitação em teste rápido, PMAQ, rede cegonha, programas Olhar Brasil e PSE, cessão de equipamentos de informática para unidades do PSF e sala de sala de vacina, dentre outros assuntos estiveram na pauta de discussão da 5ª reunião ordinária da CIRS – Comissão Intergestores Regional do Sertão, ocorrida nesta terça-feira 11 no auditório do Banco de Leite da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos.


Após leitura da reunião anterior, a qual passará por correções e irá à votação no próximo encontro, dia 18 deste mês, vários informes serviram de debates dos secretários. Um dos temas no qual alguns municípios mostraram suas experiências foi em relação ao Vigiágua. A seca que persiste desde o ano passado exige monitoramento das águas ingeridas pela população. São inúmeras fontes que precisam de análise e, segundo os secretários, há falhas que contribuem para que esse acompanhamento não seja eficaz, ficando os habitantes propensos a contrair doenças como diarréias, hepatite A, causadas por água contaminada. Há dificuldades tanto para enviar amostras como para obter as análises das águas.

Em relação ao curso de atualização de teste rápida HIV, sífilis, e hepatite, a capacitação acontecerá na 3ª semana de julho, destinado a enfermeiros. Outro curso está agendado, desta feita para enfermeiros e digitadores do Sisprenatal Web, com presença de representante do Ministério da Saúde, nesta quarta-feira 12 no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde.

A capacitação visa descentralizar o Sistema para as unidades básicas de saúde, que passarão a incluir o cadastro de acompanhamento e monitoramento regular de gestantes para assegurar a qualidade de assistência prestada: no pré-natal, parto, nascimento e acompanhamento do bebê até os primeiros 24 meses de idade. O Sisprenatal Web permite detectar, graças a essa atenção, com acesso a ambulatório de alto risco, os problemas de morbidade e/ou complicações que possam surgir com a mãe e/ou o bebê ao longo do pré-natal.

Rede Cegonha

A Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, está implantando um grupo de busca ativa de gestantes de alto risco, isso porque os municípios não estão enviando suas demandas para o consultório de alto risco, que funciona na Peregrino Filho desde o mês passado.

Todos os secretários estão convidados para comparecerem à reunião do grupo condutor da Rede Cegonha, dia 18 de junho, às 14h, na gerência de saúde.



Nenhum comentário:

Arquivo do blog