Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Artesanato paraibano terá destaque na Copa das Confederações


Projeto Brasil Original irá mostrar as criações de profissionais de diversos estados nas cidades-sede dos jogos

Vinte e três grupos de artesanato da Paraíba, entre associações e empreendedores individuais, irão expor seus trabalhos durante a Copa das Confederações, em quatro cidades-sede dos jogos. As exposições fazem parte do projeto Brasil Original, lançado pelo Sebrae no final do ano passado, que visa dar visibilidade ao artesanato do país nos eventos esportivos dos próximos anos, como a Copa das Confederações, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos.

“O projeto Brasil Original é super interessante, não apenas para a venda de peças, mas para promover o nosso artesanato. Turistas do Brasil inteiro vão conhecer o que é produzido na Paraíba e a qualidade dos nossos produtos”, destacou a gestora do projeto de Artesanato do Sebrae Paraíba, Maísa Duarte.

A Copa das Confederações começa no próximo dia 15, em Brasília, mas em algumas cidades os showrooms já foram montados. Os produtos paraibanos estarão expostos em quatro cidades-sede: Fortaleza (avenida Monsenhor Tabosa, 10 de junho a 31 de julho), Salvador (shopping Barra, 6 de junho a 7 de julho), Rio de Janeiro (shopping Rio Sul, 15 de junho a 14 de julho) e Brasília (Parkshopping, 1 a 30 de junho). A estimativa do Sebrae é que, cada showroom, receba em torno de 60 mil visitantes.

Da Paraíba, serão mostradas diversas tipologias, como renda renascença, bordado, labirinto, brinquedos populares, cerâmica, tecelagem, biojoia, madeira, couro, tecido, dentre outros. A seleção dos produtos começou a ser feita em novembro do ano passado pelo Sebrae Paraíba, com apoio da consultora e pesquisadora Macao Goes. Foram levados em consideração originalidade, qualidade, referência, identidade cultural, acabamento e sustentabilidade.

O projeto Brasil Original está relacionado à estratégia de reposicionamento do artesanato brasileiro adotada pelo Sebrae, que busca a elevação da produção artesanal brasileira a um patamar de sofisticação e agregação de valor. Os turistas poderão apreciar o design contemporâneo e a decoração sofisticada dos próprios showrooms, situados em locais privilegiados do ponto de vista do fluxo turístico. Os ambientes trazem em seu conceito a ideia de que o artesanato representa a cultura e a beleza das tradições brasileiras.

Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog