Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Reunião discute fortalecimento da saúde do trabalhador na regional Patos





Aconteceu na manhã desta quinta-feira 13 na sede da 6ª Gerência Regional de Saúde envolvendo a coordenadora geral do CEREST-PB (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), Celeida Barros, a coordenadora do CEREST de Patos, Cláudia Miranda, do gerente regional José Leudo farias e apoiadores  dessa Gerência.

O assunto em pauta foi o fortalecimento da saúde do trabalhador na regional, em ações conjuntas envolvendo as três entidades de saúde pública. Celeida Barros explicou que há falhas à medida que as notificações de acidentes de trabalho deixam de realizadas pela rede SUS, que precisa captar essas informações que servirão para ações educativas, de melhorias de assistência ao trabalhador. “As notificações de acidentes de trabalho ainda são muito tímidas na rede SUS. Muita gente não sabe que existe o trabalho de trajeto, ou seja, quando a pessoa se desloca de casa para o ambiente de trabalho e vice-versa, e acaba sofrendo acidente, é considerado acidente de trabalho, sendo que as pessoas não costumam notificá-los”, explica Celeida Barros.

Ela enfatiza que é importante a notificação para que se saiba o quantitativo de acidentes, em que categorias acontecem maior número de acidentes, doenças e assim sejam traçadas ações mais efetivas para diminuir esse impacto do adoecimento e do acidente.

Várias capacitações estão sendo agendadas para Patos, a primeira direcionada aos ACS – Agentes Comunitários de Saúde, com data ainda a ser definida na próxima semana. Médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais de saúde devem ser convidados ao treinamento, para que as notificações sejam feitas com mais frequência.


Marcos Eugênio


Nenhum comentário:

Arquivo do blog