Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Com duas horas de atraso, audiência discute drogas em Patos


Marcos Eugênio

O Movimento Patos Contra as Drogas marcou presença na manhã tarde desta sexta-feira à Câmara Municipal para participar de uma audiência pública, da qual participaram dezenas de entidades, todas comprometidas em divulgar e abraçar a ação preventiva “Drogas – Problema meu e seu”, uma ideia nascida no III BPM, com total apoio do Governo do Estado.



Igrejas, policias, sindicatos, autarquias estaduais, municipais, prefeitura, clubes de serviços, escolas deram as mãos e desde o início deste mês discutem os malefícios dos alucinógenos na vida, especialmente, de milhões de jovens. As escolas têm sido um dos principais alvos dessa campanha, que hoje contou na Casa Juvenal Lúcio de Sousa com a presença da alta cúpula da PM, representantes da Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Exército, igrejas, órgãos públicos, dentre outros, cada uma das entidades esboçando sua preocupação e demonstrando interesse de contribuir na conscientização da população para o problema.


O comandante do III BPM, Ten. Cel. Cunha Rolim disse que a população adere cada vez mais à campanha, o que aumenta a empolgação do movimento, que trabalha a conscientização, que só funciona se houver esse acesso ao povo. Explicou que logo após essa campanha, com duração de quinze dias, haverá uma nova reunião com todas as entidades parceiras para que seja avaliada e novas ações postas em prática para tornar esse trabalho contínuo e nada que já foi feito se perca no tempo.


Uma caminhada ecumênica, com a participação de todas as igrejas e sociedade em geral está agendada para o encerramento da campanha pelo centro de Patos. A secretária de Comunicação do Estado, Estelaizabel Bezerra, sobre essa campanha contra as drogas afirmou que trata-se de uma única esperança que a sociedade, o poder público pode dar uma resposta concreta. “A mudança não ocorre por decreto, mas por mudança de envolvimento, colaboração e de co-responsabilidade. O problema  e o fenônemo das drogas não é apenas da segurança pública, mas que envolve a educação, saúde, cultura, esporte, a escolha que a pessoa está fazendo para o futuro que quer ter”, disse Estela.

Falou do programa estadual, o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, com a capacitação dos policiais na abordagem de forma educada, conscientizando os jovens para os problemas decorrentes das drogas, é uma importante esperança e tem se mostrado eficiente.

O bispo diocesano de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, deu ênfase ao slogan da campanha, enfatizando que as drogas são um problema de todos, sendo justo e necessário o envolvimento de toda a sociedade. “Considero como um passo importante porque traz o problema em tom de reflexão e os encaminhamentos práticos para soluções e buscas de saída, até para a prevenção, nascem dessa importante atitude de crítica, de descobertas de onde estão as responsabilidades”, considerou.

Disse que o povo tem uma responsabilidade muito grande na conscientização e nas iniciativas de evitar que a situação chegue a essa situação, onde se nutre uma verdadeira cultura das drogas em nossa sociedade e não deve ser transformada em valor para nossas vidas.


José Leudo Farias, gerente de saúde da regional Patos disse que o consumo de drogas é um problema de saúde pública e não apenas o dependente químico adoece, mas toda sua família. Os conflitos se avolumam e todos precisam de socorro. “A prevenção sempre foi e será o melhor remédio para essa doença”, acrescentou. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog