Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Secretários de saúde e profissionais do PSF participam de cursos de especialização



Abertura em Patos aconteceu na Funes

Temas inerentes ao PSF serão trabalhados por 375 horas

Na Macro Patos cerca de 100 participam das especializações



Cerca de 100 secretários municipais de saúde e profissionais ligados ao PSF da Macrorregião de Patos estão participando de dois cursos de especialização oferecidos pelo Governo do Estado, através da Secretaria de estado da Saúde, com apoio do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor) e parceria com a UFPB.

Especialidade em Saúde da Família com ênfase na Implantação das Linhas do Cuidado e Especialização em Gestão da Atenção Básica e das Redes Microrregionais de Saúde são os cursos oferecidos para cerca de 600 gestores e pessoal do PSF das quatro macros, João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras.

Para o primeiro curso, Especialidade em Saúde da Família com ênfase na Implantação das Linhas do Cuidado foram disponibilizadas 500 vagas para os profissionais de Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, que trabalhem na assistência no âmbito da Atenção Básica dos municípios paraibanos. Outras 100 vagas foram abertas para Gestão da Atenção Básica, direcionado a gestores municipais ligados a atenção básica.

A abertura em Patos, com alunos distribuídos em cinco turmas, ocorreu nesta sexta-feira 24 no auditório da Funes – Fundação Ernani Sátyro. Serão oito encontros presenciais ao longo de um ano de curso e o restante com acompanhamento virtual, através do Moodle, sistema utilizado pela UFPB como ferramenta na qualificação profissional.

O objetivo dessas especializações é capacitar gestores e profissionais que atuam no PSF para que conheçam os princípios e novas políticas do SUS, e consequentemente colocando-as em prática. Treze módulos serão trabalhados por cinco tutores com o alunado. Dentre eles Vigilância em Saúde Mental; Saúde da Mulher, Criança, Idoso; Participação População em educação e saúde; Princípios e Diretrizes do SUS e desigualdades Sociais.

Os próximos encontros sediados pela Macro Patos acontecerão no auditório do Campus da UFCG, nesta cidade. As duas especializações têm uma carga 375 horas, cada.

Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog