Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Prefeito diz que educação é pilar do desenvolvimento


A Educação de Quixaba, um dos 37 municípios finalistas ano passado do prêmio nacional Gestão da Merenda Escolar, está com suas matrículas abertas 2013. O prefeito Julio Cezar, nesse seu segundo mandato consecutivo, garantiu que a administração municipal mais uma vez priorizará a qualidade do ensino público. Reuniões pedagógicas já acontecem sob coordenação da secretária da pasta, Maria Rosineide, com intuito de definir metas, elaborar novos projetos que venham contribuir para o desenvolvimento da educação. 

“A educação é a base para todo e qualquer desenvolvimento. Estamos mudando a cara de nosso município justamente com maiores incentivos na qualificação docente, inclusão digital, permitindo o alunado ampliar seus conhecimentos e assim lutar pelo primeiro emprego. Uma demonstração disso foi a implantação do cursinho pré-vestibular, a cidade possuir sinal de internet sem fio de graça, dentre várias outras ações fazem nossa educação mais atrativa para os estudantes, algo que vai refletir diretamente em sua aprendizagem e a melhora da autoestima dos profissionais, que tanto se dedicam para que essas mudanças positivas venham a ocorrer”, comentou o prefeito Cezar. Projetos como “Conhecendo Meu Município”, valoriza a cultura local, com os alunos pesquisando, conhecendo sua história, suas tradições e potencialidades econômicas.

As modalidades de ensino com matrículas abertas são: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2, e Educação de Jovens e Adultos (EJA) no 1º e 2º Segmento. Os pais devem procurar a Secretaria de Educação do Município e a Escola Cícero Sulpino dos Santos no turno da manhã para efetuar a matrícula. Uma importante conquista para os filhos de Quixaba é a creche modelo que está sendo construída, orçada em R$ 618 mil, recursos do FNDE, que assistirá 120 crianças na educação infantil.
 
Cezar citou a merenda de qualidade, transporte estudantil, distribuição de material e fardamento escolar e educação continuada dos professores como sendo elementos básicos para que o município possa buscar o desenvolvimento da educação desejável. 

Em relação à merenda escolar afirmou que espera que as chuvas caiam o suficiente para que a parceria com o homem do campo possa ser normalizada. Quixaba investe o triplo do valor que recebe do PNAE com merenda escolar. As famílias do campo escoam sua produção (agricultura familiar) quase que total para abastecer as escolas. A Prefeitura adquire produtos como leite e derivados, legumes, verduras, frutas, ovos que alimentam os alunos, atendendo um cardápio elaborado pelo setor de nutrição, levando em conta as necessidades nutricionais diárias. “Só não compramos do homem do campo os produtos que eles não conseguem oferecer, mas a meta é desenvolver a economia local aproveitando a oferta produzida no próprio município”, disse Cezar.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog