Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Prefeita de Mãe d’Água diz que gastos com abastecimento deve prejudicar investimentos públicos




Célio Martinez

A prefeita da cidade de Mãe d’Água-PB, Margarida Fragoso, 65, (Margarida Tota), que assumiu oficialmente o Governo Municipal na noite desta terça feira dia 01 de janeiro, em solenidade realizada no Auditório Municipal Profª Lucinda Justo, disse durante seu primeiro pronunciamento como prefeita, que sua maior preocupação nesse início de governo é com relação aos investimentos em setores como infraestrutura e assistência social. Margarida ressaltou que a prefeitura destina grande parte de sua única fonte de recursos, o FPM – Fundo de Participação dos Municípios - ao pagamento do abastecimento de água da população, feito através de carros pipa. “Além de um caminhão pipa e outros três tanques que são puxados por tratores que fazem parte da frota municipal, a gestão anterior teve que contratar ainda mais três caminhões pipas para complementar o abastecimento que está cada vez mais difícil, por conta da distância que esses veículos têm que percorrer para pegar água.” Explicou Margarida. “Não bastasse isso, as cotas do FPM continuam caindo por conta da isenção de impostos promovidas pelo Governo Federal, que não ofereceu as prefeituras nenhuma alternativa para minimizar essas perdas.” Acrescentou.

 

Apesar dos gastos elevados com o abastecimento terem aumentado nos últimos meses da gestão do ex-prefeito Péricles Viana de Oliveira Junior, Margarida Tota disse que assumiu a prefeitura com a folha de pagamento em dia, inclusive o 13º e pagamento de férias dos servidores que estão gozando esse direito. “Nossa prioridade nesse primeiro momento é manter essa folha em dia, e a qualidade dos serviços de saúde e educação, que sempre foram motivo de orgulho de nossa população. Na medida em que os repasses do FPM forem sendo normalizados, e as chuvas previstas para esse ano comecem a cair, ai sim, nós iremos iniciar uma nova etapa da nossa gestão fazendo investimentos em outras áreas, a exemplo da infraestrutura.” Completou a prefeita.

 

De acordo com Rivaldo Campos, secretário de infraestrutura do município, o gasto mensal com os veículos que fazem o abastecimento, incluindo as locações, giram em torno de R$ 65.000,00/mês. “Se multiplicarmos isso pelos últimos oito meses, quando se iniciou a crise no abastecimento de nossa cidade, esse valor supera a casa do meio milhão de reais.” Calcula Campos. Já o tesoureiro da prefeitura, José Ivan, revelou que com a isenção do IPI - Imposto Sobre Produtos Industrializados - a prefeitura já perdeu aproximadamente meio milhão de reais. “Ou seja, tivemos uma despesa extra de meio milhão e a perda de mais meio milhão de reais com as quedas do FPM. Foi preciso muito jogo de cintura para administrar esse momento de crise extrema. Muitos teriam fechado as portas da prefeitura por falta de condições administrativa mesmo.” Destacou Ivan.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog