Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Fotógrafo Antônio David expõe atos de fé

 
 

     “Atos de Fé” é a exposição do fotógrafo Antonio David, que abre a temporada do Projeto Exposesc em 2013, com abertura na sexta-feira, dia 11, a partir das 19h, no Salão de Exposição do Centro de Turismo e Lazer Sesc Cabo Branco. Com texto de apresentação do jornalista Gonzaga Rodrigues.

    As fotos retratam momentos de oração e de manifestação de fé de pessoas durante atos litúrgicos em diferentes épocas e locais. O que chama a atenção nas fotografias é a espontaneidade com os fiéis se comunicam no o Divino, numa linguagem transcendental que David soube captar. 

     “Sempre desejei montar uma exposição com imagens destes momentos de fé do povo paraibano”, afirmou David. Explicou que muitas das fotos foram produzidas em épocas passadas, as quais vieram se juntar outras captadas em celebrações religiosas mais recentes, como no Santuário Nossa Senhora de Fátima, na Pedra da Boca em Araruna, na Procissão de Nossa Senhora da Penha e na Missa do Nossa senhora da Conceição em Taperoá.

Uma das fotos que chama a atenção é justamente a que garantiu a David primeiro lugar no quesito cor do 8º Concurso Fotográfico Cultural Leica-Fotografe (prêmio mais cobiçado por fotógrafos profissionais), promovido pela Leica e revista Fotografe Melhor, em 2011, a mais destacada publicação do gênero na América Latina, editada pela Editora Europa. 

“As fotografias de ‘Atos de Fé’ são a expressão maior da religiosidade pura e sincera do povo paraibano, que poderia ser de outros lugares. Ganharam expressividade no clic da máquina deste festejado fotografo”, afirmou o jornalista e diácono José Nunes.

 Segundo Nunes, a exposição de Antônio David chega num momento oportuno, quando a Igreja no mundo interior e de modo articular no Brasil, está celebrando o ano da fé. “Suas fotos reacendem dos debates e fazem refletir sobre os gestos de fé, que muitas levam as pessoas ao sacrifício numa expressão de crédito nas palavras sagradas”, explica o diácono.

A mais recente exposição do premiado fotógrafo Antônio David  foi em 2012      Olhar Tátil – Casa das Artes Visuais em João Pessoa.
E também no ano passado, com o tema é “Além do olhar”, uma visão diferente sobre a cidade de João Pessoa, realizada no segundo pavimento da Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes, na Ponta do Seixas, na cidade de João Pessoa. 

Quem é David - Formado pela Universidade Federal da Paraíba em l988. Repórter-Fotográfico desde l975. Trabalhou no jornal O Norte (l975-l976), jornal O Momento (l985-l986) e no jornal A União (l977-l994). Professor substituto de Fotojornalismo na Universidade Federal da Paraíba (l99l-l992). Membro do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba. Membro da Associação Paraibana de Imprensa. Coordenador de Fotografia da Secretaria de Comunicação Institucional do Governo do Estado da Paraíba (l995-2006). Também foi gerente Executivo de Fotografia da Secretaria de Estado da Comunicação Institucional (2009-2010). 

Ganhou o Prêmio Lambe-Lambe de fotografia (2002) pela Agência Ensaio no Núcleo de Arte Contemporânea João Pessoa – PB. Sua obra integra o acervo do Museu da Imaginação (2006). Lançou o livro Antonio David 30 anos de Fotojornalismo (2007). 

Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog