Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Gerente de Educação diz que Governo do Estado prepara licitações para reestruturar escolas


Marcos Eugênio

Hoje na Paraíba cerca de 70% escolas estaduais precisam de melhorias na sua estrutura física, informa o gerente da 6ª Regional de Ensino, com sede em Patos, Luiz Carlos Gabi. Sobre esse problema diz que o Governo do Estado já mantém o processo de licitações em andamento. Em entrevista ao pbnoticias explicou que o Governo Ricardo Coutinho vem oferecendo importante incentivo para mudar a história da educação pública na Paraíba. Disse que uma das escolas que vão ser recuperadas é a Herculano Pereira, no município de Quixaba, que há mais de oito anos está abandonada.

Informou que vão ser distribuídos, a partir do próximo mês, mais 223 ônibus para o transporte escolar, com acessibilidade para cadeirante, ar-condicionado e cadeira de rodas; 16.945 bicicletas para os alunos que moram próximo às cidades em que estudam; duas mil novas carteiras já estão guardadas no Colégio Rio Branco, em Patos, para ser repassadas às escolas, e espera a chagada também de mobília, inclusive para as cozinhas.  

Dentre outras aquisições do Estado, recursos da ordem de R$ 226 milhões este ano, estão 150 laboratórios de robótica, 150 laboratórios de matemática, 220 laboratórios de informática, 100 bandas marciais “A partir deste ano todos os alunos que ingressarem no 1º ano do ensino médio vão receber tablet, como também os professores. A inserção dessa ferramenta amplia os conhecimentos e o interesse do ano em sala de aula”, afirma. 

Ensino Médio Inovador

Mais uma escola de Patos, o Auzanir Lacerda, foi contemplada com o programa do governo federal em parceria com o Estado, agora são duas com o Premen. O programa, instituído há três anos, é uma estratégia para reestruturar os currículos do ensino médio, através de práticas inovadoras, dinâmicas, que possibilitem aos alunos tempo integram na escola, entrando às 7h e saindo às 16h30, fazendo três refeições diárias na própria escola. Os estudantes serão atendidos em: Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes;  Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e  Leitura e Letramento. “A carga hora pula de 800 para 1.400. A gente, com esse sistema de ensino, consegue manter o aluno por mais tempo em sala de aula, ampliando seus conhecimentos e faz também um trabalho preventivo às drogas”, comentou Luiz Carlos.

O gerente regional de educação disse que o governo vai garantir vagas para todos e que as matrículas acontecem até 31 deste mês, com as aulas iniciando dia 7 de fevereiro. Em Patos são 14 escolas estaduais, que devem atender toda a demanda, inclusive de municípios vizinhos que não possuem ensino estadual. Com relação ao programa PBVest, comentou que trata-se uma importante iniciativa, preparando os alunos para encarar o vestibular e que as vagas estão sendo ampliadas em toda a Paraíba.

A qualificação de professores, com a educação continuada, é outro fator de melhorias para o ensino público, de incentivo ao magistério Público, segundo Gabi. Um exemplo foi o prêmio conseguido pela 6ª Gerência de Educação ano passado, primeiro lugar no Brasil, concorrendo com 300 escolas, com o projeto Direitos Humanos é direito de todos, na categoria I - As Secretarias de Educação na construção da Educação em Direitos Humanos. 

Esse projeto capacitou professores de 43 escolas da cidade de Patos. A metodologia empregada nos cursos oferecidos aos professores utilizou práticas adequadas para os Direitos Humanos, tendo como parâmetros de estudo demandas sociais em torno da violação dos diretos na escola. Desse projeto cada professor irá trabalhar uma idéia inovadora em sua escola.

Luiz diz que o Estado busca valorizar o professor, citando outro exemplo, o projeto Mestre da Educação, que contemplou 13 escolas da regional ano passado, beneficiando os professores que se destacaram com iniciativas que provocaram avanços na educação, recebendo uma espécie de 14º salário. O professo de formação docente está presente em outra parceria, com a UEPB, com cursos de especialização, que começam no próximo mês.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog