Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Crise inviabiliza carnval em Patos

Prefeita Francisca Motta e Liga dos Blocos dialogam sobre realização do Carnaval 2013

Com a proximidade dos festejos carnavalescos, que pelo calendário nacional acontecem em 2013, de 9 a 12 de fevereiro, a Prefeita de Patos Francisca Motta, reuniu representantes da Liga dos Blocos Patoenses, para dialogar a viabilidade do evento.

A reunião aconteceu no Gabinete da Prefeita, na sede da Prefeitura de Patos, na tarde desta quinta-feira, 10 de janeiro. “Pela proximidade do carnaval, a Prefeitura tinha que tomar uma iniciativa, então procuramos a Liga dos Blocos de Patos e comunicamos a inviabilidade da Prefeitura realizar esta parceria com a Liga este ano, já que o Município encontra-se em situação de emergência e o Tribunal de Contas não aceita que se façam investimentos em festejos, é tanto que isso está acontecendo em outras cidades da Paraíba,” antecipou a Prefeita.

De acordo com Francisca Motta, a reunião com representantes da Liga foi proveitosa para o planejamento de ações futuras. “Fiz questão de procurar de maneira antecipada a Liga dos Blocos, mostrando as nossas dificuldades, como a seca que temos atravessado e a ausência de cobertura legal por parte do TCE, uma vez que o município estando em estado de emergência, não há como destinar investimentos municipais em eventos, por mais simples que sejam realizados. Iremos continuar agindo desta maneira, sempre procurando os setores para dialogar de maneira prévia, às decisões que estamos tendo que tomar. Sempre a Liga dos Blocos teve com a Prefeitura de Patos uma boa parceria e esta permanecerá. Tenho certeza que a sociedade patoense irá compreender, da mesma maneira que obtivemos a compreensão por parte da Liga,” ressaltou a Prefeita.

Francisca Motta explicou ainda o porquê da viabilidade de realização do São João de Patos. “O São João é diferente, já contamos com uma grande parceria com o Ministério do Turismo, que cobre grande parte das despesas que temos, além de parcerias com grandes empresas, através da Lei Rouanet, ficando o Município acobertado. Se Deus quiser, dentro das condições do Município, permanecendo legalmente acobertados, realizaremos em 2013 um grande São João, pois começaremos os trabalhos logo após o Carnaval,” antecipou Francisca Motta.

Segundo o representante da Liga dos Blocos, Amarildo Torres, a notícia não surpreendeu a Liga, pelas decisões similares que estão sendo tomadas em outras cidades paraibanas, com relação ao carnaval. “A Prefeita Francisca Motta procurou a diretoria da Liga dos Blocos, através da minha pessoa, do carnavalesco Lira, e demais membros, para nos mostrar a inviabilidade do Município em realizar o carnaval este ano. Diante do que nos foi exposto, já ficou acordado com a Prefeita que após a Festa da Guia em setembro, será traçado um planejamento para que se realize o carnaval em 2014, através de um trabalho antecipado, envolvendo a Liga, a Prefeitura e a iniciativa privada. Por já estarmos acompanhando decisões similares em outros municípios da Paraíba, a notícia não foi surpresa. Mas, saímos da reunião com a satisfação de saber que a parceria com a Liga dos Blocos continuará e que fomos consultados e ouvidos com antecedência,” destacou Amarildo Torres.


Jornalista
Nayane Rodrigue

Nenhum comentário:

Arquivo do blog