Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 5 de junho de 2012

Parceria desenvolve trabalho educativo com alunos do município

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável está durante todo o dia desta terça-feira (05) realizando atividades em alusão ao Dia do Meio Ambiente, comemorado nesta mesma data. Ainda em torno das comemorações a referida secretaria organizou uma programação que teve início no dia 1 de junho, com o plantio de mudas no Parque Cruz da Menina, além da doação, exposição e plantio de mudas em diversas áreas da cidade. Ontem, segunda-feira (04) foi realizado o plantio de mudas na Rua Rui Barbosa, Centro de Patos.
Na manhã hoje, alunos da Escola Municipal Manoel Roberto receberam uma aula de Educação Ambiental oferecida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o IFPB. O momento aconteceu no Viveiro Municipal, localizado na área do IFPB.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria de Meio Ambiente, Iere Caindre, o objetivo da atividade foi enfatizar a sustentabilidade. “Utilizamos alguns resíduos orgânicos que os alunos trouxeram da escola para fazermos uma compostagem. A compostagem é um processo de ciclo que começa a partir da utilização de resíduos orgânicos, culminando com a produção de adubo que será usado na produção de hortaliças dentro da própria escola”, explicou.
Para a diretora da Escola Manoel Roberto, Maria do Socorro da Silva (Côca), a iniciativa partiu do projeto Jatôverde, realizado pela própria escola. “Dentro desse projeto nós desenvolvemos várias atividades, e uma delas foi a compostagem que fizemos em parceria com o Meio Ambiente e IFPB. Com os resultados adquiridos com essa compostagem nós iremos fazer uma horta vertical, onde iremos plantar verduras e legumes que servirão de complemento para a merenda dos alunos. Mais importante ainda é a conscientização dos alunos em relação aos cuidados com o meio ambiente, e também o repasse de informações que eles fazem para os próprios familiares”, disse a diretora.
Khadija de Oliveira, aluna do 5º ano da Escola Municipal Manoel Roberto disse que: “além de estarmos fazendo um tipo de reciclagem, estamos produzindo um adubo que vai auxiliar no plantio de alimentos. Foi uma atividade muito gratificante ainda mais com a boa participação e colaboração de todos os alunos”, relatou.
Susana Lucena, professora do IFPB, que desenvolve um projeto de extensão em Educação Ambiental, revelou que o trabalho de hoje surgiu do seu projeto de extensão que contemplou a participação de quatro escolas do município. “A escola Manoel Roberto foi escolhida por ter se destacado através das atividades que enfocam o meio ambiente”, comentou.
Praça Getúlio Vargas
 
Também em alusão ao Dia do Meio Ambiente aconteceu na Praça Getúlio Vargas, na manhã de hoje, a distribuição de várias plantas nativas da região.
 
De acordo com a engenheira florestal, Nilvânia Noberto, a distribuição das mudas teve como objetivo alertar a população sobre a importância do reflorestamento. 
 
Coordecom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog