Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 5 de junho de 2012

Reunião da CIR aprova projeto da Rede Cegonha de Patos

 
 
 
 
Aconteceu na manhã desta terça-feira 05 no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde mais uma reunião da CIR – Comissão Intergestores Regional, momento de muitos informes e ações voltadas para a agilização do processo de garantia de melhorias da saúde da população. Participaram secretários da maioria dos municípios da jurisdição Patos. 

O encontro foi considerado bastante positivo por Márcia Lima, representante da CIR Regional, pelos avanços alcançados, como a aprovação do plano Rede Cegonha de Patos, importante para referenciar a política de fortalecimento à mulher, do pré-natal ao acompanhamento do filho até 24 meses de vida. Além de outros serviços importantes que estão sendo organizados na cidade de Patos, como órtese, prótese e oftalmologia, que serão disponibilizados aos demais municípios pelo processo de pactuação. “Patos se organizando consequentemente nossos municípios terão a garantia de assistência referenciada e a população é quem será a maior beneficiada”, comentou Márcia.

Ela enalteceu o trabalho iniciado pelo ex-gerente da 6ª GRS, Davi Nunes, por ter conduzido o grupo não pensando em si, mas no coletivo, e lamentou seu afastamento por motivos de saúde. Márcia enfatizou a presença dos gestores nesses encontros da CIR conduzindo as discussões e implementações de ações que possam garantir um SUS mais humanizado e com maior resolutividade. 

Imunização

Antes da reunião da CIR técnicos de imunização da regional participaram de uma avaliação da campanha nacional de vacinação contra influenza. No geral o saldo não foi satisfatório com algumas localidades não conseguindo imunizar o estabelecido em determinados públicos alvos da campanha. Houve cobranças na melhoria dos índices e solicitação para que os municípios se organizem para mais uma campanha nacional de vacinação, contra poliomielite, que começa no próximo dia 16.

Livre de poliomielite

O Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando foi registrado o último caso da doença. A Organização Mundial de Saúde (OMS) concedeu ao País o certificado de eliminação da poliomielite cinco anos depois, em 1994. Mas o vírus ainda circula em alguns países, principalmente e asiáticos, por isso necessário que todas as crianças estejam imunes.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog