Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Técnica de Associação francesa visita projeto em escola municipal de Patos


A diretora-adjunta e responsável pela educação da Associação francesa ESSOR - Association de Solidarité Internationale, Ariane Delgrange, esteve nesta terça-feira (23), visitando o Projeto Infância Cidadã, implantado em março de 2012, no CIEP IV Alfredo Lustosa Cabral/Aggeu de Castro, localizado do Alto da Tubiba, zona sul de Patos (PB), em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação.

Estiveram presentes a secretária-adjunta de educação do município, Rita de Cássia, o coordenador da ESSOR no Brasil, Frederic Barbotín, o presidente da Ação Social Diocesana de Patos, Pe. João Saturnino de Oliveira, a coordenadora da ESSOR no Brasil, Denise Andrade, a Assistente de Coordenação, Rosângela Santos; João Bosco, Claudinez Bezerra e Fábia Oliveira, da Associação Comunitária de Várzea Algre (CE) - ACOMVA, as educadoras do Projeto Infância Cidadã Eliane Marques e Cirene Medeiros, e a gestora do CIEP IV, Suênia David.

O projeto proporciona novos conhecimentos e competências para crianças e adolescentes que vivem nas regiões mais afetadas pela pobreza, pelo analfabetismo e pelo desrespeito aos direitos humanos fundamentais.

“É um trabalho com crianças de 7 a 12 anos, com dificuldades de aprendizagem e o objetivo é ajudar a elas para se integrarem, se inserir melhor junto à escola, a família e comunidade”, explicou Frederic Barbotín.

O presidente da Ação Social Diocesana de Patos, padre João Saturnino de Oliveira, destacou duas teses importantes para o desenvolvimento do projeto Infância Cidadã em parceria com ESSOR, diocese e Secretaria Municipal de Educação. “A primeira é que sozinhos nós não conseguiremos resolver os grandes desafios. E a segunda, é que com essa parceria nós queremos ajudar, exatamente, ao município a reverter esse grande quadro que é a da instabilidade no aprendizado dessas crianças que vivem em áreas socialmente vulneráveis”, concluiu o religioso. 

A diretora-adjunta e responsável pela educação da Associação francesa ESSOR Ariane Delgrange, fez uma avaliação positiva da visita ao Projeto Infância Cidadã, que tem parceria com o Programa Mais Educação do CIEP IV Alfredo Lustosa Cabral/Aggeu de Castro. “Excelentes resultados conseguiram unir às forças em benefícios das crianças que mais precisam. E pelo que a gente tinha conhecimento, existia muita violência nesse bairro e a escola não funcionava bem, e hoje já são mais de cem alunos, e é uma chance para que essas crianças se previnam da violência mais tarde”, finalizou Delgrange.

A secretária-adjunta de educação, Rita de Cássia, comentou mais uma parceria que vem melhorando a qualidade de vida das crianças que freqüentam as escolas da rede municipal de ensino. “É gratificante a gente ver essa parceria do município com entidades que têm o objetivo voltado para com a qualidade do ensino do nosso alunado, e aqui a equipe da ESSOR pôde verificar que os alunos do CIEP IV mudaram nas questões de cidadania, da valorização do próprio corpo e que nós conseguimos combater a evasão escolar” disse Cássia.

Associação francesa ESSOR, responsável pelo Projeto Infância Cidadã, atua no Brasil apoiando e articulando atores na concepção e na implantação de ações concretas, favorecendo o exercício da cidadania e a inserção socioeconômica de populações desfavorecidas. A ESSOR atua no Brasil desde 1992, nos estados com maior concentração de pobreza, das regiões Norte (Amazonas e Pará) e Nordeste (Maranhão, Ceará e Paraíba). 

Com capital social acumulado no Norte e Nordeste, foi possível estender em 2009 as ações bem sucedidas para a cidade de São Paulo, junto aos grupos socialmente vulneráveis do centro da capital. A ESSOR tem sua sede em Lille, na França, e possui coordenações regionais no Brasil, Moçambique, Cabo Verde e Guiné Bissau.

 A coordenação no Brasil está sediada em João Pessoa (PB), possibilitando uma maior contribuição e participação no enfrentamento das problemáticas sociais, bem como na mobilização da solidariedade local.

Airton Alves

Nenhum comentário:

Arquivo do blog