Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 21 de outubro de 2012

Hospital Regional registra alto índice de pacientes atacados por animais em Patos

Um levantamento realizado pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Regional de Patos, deputado Janduhy Carneiro apontou que média 41 pessoas por mês são atacadas por animais, como cães e gatos. O numero surpreendeu e fez com que a direção daquela unidade hospitalar mantivesse sempre em estoque as vacinas anti-rábica bem como soros antiofídicos, já que ataques de animais peçonhentos também tem sido crescente.

Estes dados são dos meses de janeiro até setembro de 2012 e constam no relatório de incidência das doenças de notificação compulsória, do Hospital Regional de Patos, que monitora ainda casos de ataques de animais peçonhentos, tuberculose, acidentes de trabalho, Dengue, HIV, Hepatite, Meningite e óbitos de mulheres em idade fértil.

Para a enfermeira Camila Nunes dos Santos Dantas (foto) coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, os números mais altos são de atendimentos anti-rábico, provenientes de ataques de animais, como cães e gatos, que tiveram 377 casos até o momento em 2012, sendo que 255 foram em Patos, os demais em municipios circunvizinhos.

Ainda de acordo com o relatório, os casos de dengue vem segundo lugar, com 58 casos no mesmo período, em seguida ataques de animais peçonhentos (49 casos); acidentes de trabalho, com exposição a material biológico ou dermatoses ocupacionais (14 casos). Nos dados do NHE apontou um caso de meningite em maio de 2012 e com relação aos ataques de animais os meses campeões de casos foram agosto e setembro do corrente ano.   

Ascom/Claudio Paschoal

Nenhum comentário:

Arquivo do blog