Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Maternidade Peregrino Filho realiza 21 mil atendimentos em cinco meses




 

A Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos-PB, mantida pelo Governo do Estado, realizou de maio a setembro deste ano 21.061 atendimentos, sob administração do Instituto Social Fibra. Os altos investimentos que tornaram a Peregrino Filho, Hospital Amigo da Criança, a mais moderna do Sertão nordestino, aliado ao processo de qualificação, com capacitações mensalmente, contribui para melhoria da resolutividade, gerando maior satisfação da clientela de mais de 90 municípios sertanejos que fazem uso dessa maternidade.

Nesse período citado foram realizados 774 partos normais; 836 partos cesáreos; 2.678 exames de ultrassonografia; 5.240 exames laboratoriais clínicos; 204 cirurgias; 1.343 avaliações auditivas. Tão importante quanto o teste do pezinho, a avaliação auditiva permite detectar precocemente deficiência auditiva no recém-nascido. 

Uma prática que no passado era bastante comum, a transferência de recém-nascidos, está acabando. No mês passado não houve nenhuma. Isso decorre da alta complexidade hoje existente com o funcionamento das duas UTIs, neonatal e materna. A ativação de um mamógrafo que há cinco anos estava encaixotado, nos últimos três meses realizou 250 exames, quando poderia ter possibilitado às mulheres sertanejas cinco vezes mais que esse número. A demanda baixa preocupa o Governo do Estado. Em sua visita na última terça-feira a Patos o governador Ricardo Coutinho pediu várias vezes aos prefeitos presentes para que fizessem a referência desse importante serviço oferecido pela Peregrino Filho, evitando que as mulheres sejam encaminhadas para a Capital.

Rogério Nunes, diretor da Maternidade de Patos enfatizou que junto com a 6ª Gerência Regional de Saúde vem trabalhando com os municípios para que enviem as mulheres para fazer a prevenção do câncer de mama. O agendamento acontece todos os dias. Basta a mulher ir à unidade de saúde de sua localidade para que o médico requisite a mamografia. De posse da solicitação ela vai à Maternidade e agenda o exame.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog