Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Funcionários da UTI neonatal da Maternidade de Patos são capacitados


 
Mantendo a proposta de todo mês oferecer uma qualificação a seus funcionários, o Governo do Estado, através da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, e o Instituto Social Fibra, reúne seu corpo de enfermagem para a capacitação Terapia Intensiva Neonatal – Cuidado de Enfermagem, ministrado pelo CEAG (Instituto Educacional de Ensino), tendo como facilitadora Cássia Lopes, de São Paulo, com larga experiência nessa área.

Além de enfermeiros e técnicos de enfermagem da Maternidade de Patos, participam também funcionários do Hospital de Taperoá. Duas turmas passam por esse processo de qualificação nesta sexta-feira e sábado. 

O cuidar do recém-nascido é o foco do curso, levando-se em conta diversos fatores que compõem o cenário da UTI neo, como a necessidade de uso da UTI; equipamentos, recursos humanos; toda assistência ao recém-nascido na sala de parto; controle térmico do recém-nascido de alto risco; cuidados com distúrbios respiratórios, cardíacos, gastrointestinais, neurológicos, são alguns dos assuntos trabalhados.

Cássia Lopes diz que cuidar de recém-nascido é algo desafiador, que vai além da execução dos protocolos, das técnicas, da administração de medicamentos. “É preciso um olhar especial, perceber fatores que acabam aumentando o estresse do recém-nascido, como a dor e estímulos externos”, explicou. 

Além dessa parte teórica, em quinze dias uma equipe, também de São Paulo, virá a Patos para trabalhar a prática de rotina, protocolos, normas, a passagem do cateter central periférico com a equipe de enfermagem. Médicos também devem participar desse treinamento em UTI neonatal. 

Nesse programa de educação continuada nos últimos cinco meses foram oferecidas quatro capacitações aos funcionários da Peregrino Filho. Rogério Nunes, diretor da maternidade, avalia positivamente e cita melhoras na instituição, como na fora do profissional de saúde ver o paciente de maneira mais crítica, mais humana e maior segurança no atendimento.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog