Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Outubro Rosa: Maternidade realiza campanha contra câncer de mama e colo de útero

 
 
 
 
A Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos-PB, abriu na manhã desta segunda-feira 22 a programação da campanha de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, atividade inserida no Outubro Rosa. O diretor da Maternidade, Rogério Nunes, falou para o público presente, basicamente feminino, sobre a proposta do Governo do Estado, Maternidade e Instituto Social Fibra na sensibilização das mulheres, através de informações e facilitando acesso aos exames propostos na prevenção aos dois tipos de câncer alvos desse trabalho, como a mamografia e o citológico (Papanicolau).

Rogério destacou o incentivo que vem sendo dado aos municípios pelo Governo do Estado, sob coordenação da 6ª Gerência Regional de Saúde, para que enviem todas as mulheres com idade de 40 anos acima e assim façam a mamografia. A Peregrino Filho tem capacidade de realizar até 500 exames/mês, mas a demanda ainda não atinge a oferta.

Para dar maior celeridade aos resultados dos exames citológicos, a Maternidade contratou um laboratório da rede privada.  Durante toda essa semana as mulheres na faixa de idade prevista para de mamografia, de Patos e região, podem procurar as unidades do PSF de suas localidades e solicitar ao médico a requisição para o referido exame e agendar na Maternidade. Nó máximo em oito dias ela faz o exame. 

Todas as funcionárias da Maternidade estão sendo convidadas a fazerem também sua prevenção e levar mais duas pessoas, da família, amigas para fazer os exames oferecidos gratuitamente. Palestras marcam a semana de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero da Maternidade Peregrino Filho. Diariamente, nos períodos da manhã, tarde e noite, pacientes, visitantes e funcionários podem receber informações sobre a temática, por profissionais de saúde.

O gerente regional de saúde, José Leudo Farias, na abertura frisou a importância do serviço de mamografia, a facilidade hoje de usufruir desse serviço, que permite detectar precocemente esse mal que só este ano deve matar mais de 12 mulheres e provocar mais de 52 mil novos caos no Brasl, segundo dados do Inca - Instituto Nacional do Câncer.

A Maternidade Dr. Peregrino Filho está disponibilizando 25 fichas em cada período (manhã e tarde) para o agendamento da mamografia.


Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog