Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Fotógrafo patoense vence concurso nacional de fotografia


Francisco França
Às vésperas do aniversário de Patos, que ocorre nesta quarta-feira (24/10), o repórter fotográfico patoense, Francisco França, estará em São Paulo para receber a premiação como grande vencedor, na categoria foto, da 34º edição do prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.


A premiação das nove categorias acontece nesta terça-feira (23/10), no palco do Teatro da Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O concurso se destaca pela contribuição em defesa da justiça e na promoção da cidadania e desperta o interesse de profissionais de todo o Brasil, nas seguintes mídias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentário de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista, Internet e Categoria Especial (todas as mídias).


França chamou a atenção dos jurados do Vladimir Herzog com a foto “O amor é o dom maior. Ame...”, título contrastante com o plano principal da cena em que se vê uma mulher morta - a facadas – e abandonada num terreno baldio dentro de um carrinho de mão, envolta a lençóis e somente a sola dos pés à mostra. A imagem captada em fevereiro deste ano, em João Pessoa, é forte, um soco na barriga da sociedade, definido pela editora do Jornal da Paraíba, a também patoense, Angélica Lúcio. O olhar atento do fotógrafo não deixou escapar naquele cenário a frase que proporcionava uma leitura diferente à cena de assassinato, já tão comum no dia-a-dia de nossa sociedade. “Comentei ainda com outro cinegrafista sobre a inscrição na parede”, comentou França.


Há oito anos Francisco França integra a equipe de profissionais do Jornal da Paraíba, porém desde o final dos anos 80, quando se mudou para João Pessoa a fim de atuar no fotojornalismo, ele vem conquistando o respeito dos colegas de profissão pelo talento em registrar cenas do cotidiano, que, constantemente, estampam as primeiras páginas. Já na primeira pauta que cobriu, em 1989, teve uma de suas fotos ilustrando a capa do Correio da Paraíba, veiculo no qual trabalhou até 1992. França atuou ainda na assessoria de imprensa da Prefeitura de Patos; campanha política do candidato a governador, Antônio Mariz, e, posteriormente, ingressou no então jornal O Norte, assumindo a editoria de foto. Como free-lance, publicou trabalhos nos principais jornais e revistas do País, a exemplo de Veja, Época, Correio Brasiliense, Globo, Folha de São Paulo.


Profissional premiado


No próximo dia 12 de novembro, um mês após receber a notícia de que fora o vencedor do prêmio Vladimir Herzog, sai o resultado do prêmio Esso de Jornalismo, concurso no qual está entre os dez finalistas com a mesma foto premiada no Vladimir Herzog.


Francisco França acumula muitas premiações na carreira, a exemplo do Prêmio AETC-JP, com oito troféus conquistados em diferentes colocações. Em 2010, obteve o 3º lugar no AMB de Jornalismo, premio nacional da Associação dos Magistrados do Brasil, com tema relacionado à Justiça. O olhar aguçado de França sobre a natureza lhe rendeu menção honrosa no concurso fotográfico do Banco Itaú, com o tema árvores floridas, cuja fotografia ilustra um livro reunindo as fotografias que se destacaram na edição do concurso.


Edmilson Bandeira, especial para o Patos em Cena.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog