Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 25 de agosto de 2012

154 conselheiros participam de plenárias do ODE em Patos


 
 
 
O Centro de Saúde e Tecnologia Rural da UFCG – Campus Patos recebeu ontem, sexta-feira e hoje, sábado, respectivamente 24 e 25, conselheiros das 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 13ª regiões da Paraíba para juntos com secretários de Estado, diretores de diversos órgãos, discutirem demandas da população no Planejamento Democrático, que vão contribuir na construção do Orçamento que será encaminhado à Assembléia para ser apreciado e votado pelos deputados e executadas em 2013.

Trata-se momento em que são elencadas as necessidades mais urgentes de cada localidade, seja na educação, saúde, habitação, segurança, infraestrutura, a exemplo estradas, produção no campo, recursos hídricos, e a partir daí o Governo apresenta seu plano de ações em cima das reivindicações. 

Foram dois dias bastante proveitosos, quando a sociedade, representada pelos conselheiros, escolhidos democraticamente, pôde reivindicar soluções para os problemas de seu dia a dia e avanços para a concretização do desenvolvimento local. Ana Paula, subsecretária executiva do ODE (Orçamento Democrático do Estado) disse que essas discussões, que começaram no último dia 10 chega ao seu ciclo final de debates com a região de Patos. “Temos até 30 de setembro para concluir a peça orçamentária. Nesse documento, construído pelo povo através dessas plenárias, o governo vai dizer o que pode atender de todas as demandas apresentadas”, explicou.

A maioria dos pedidos ao Governo, nesse pacto social, onde o município recebe verbas estaduais, e em contrapartida se comprometem a melhores índices na educação, saúde, foi de construção e ampliação de hospitais. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Waldson de Souza, a SUPLAN possui 31 projetos de reforma de hospitais, com cerca de 80% devendo ficar prontas até 2014. “O problema no Estado não é falta de hospitais, mas sim garantir o bom funcionamento de todos numa grande parceria com o município e com o governo federal”, disse Waldson. 

Ele avaliou como bastante positivas as plenárias e que elas estão cada vez mais qualificadas e os conselheiros e delegados com apropriação de sua responsabilidade de cada ente federativo dos municípios e Estado. “Há um desprendimento muito grande do governo estadual para participar desse processo, olhando para a necessidade da população, a qual está tendo muito conhecimento técnico sobre como o dinheiro público, fruto de seus impostos, está sendo dirigido pelo Estado”, enfatizou Waldson.

A equipe técnica do ODE vai discutir com todos os órgãos estaduais as propostas elencadas pela sociedade e assim montar o projeto que será entregue à Assembléia Legislativa para análise das comissões e posteriormente ir à votação.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog