Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Candidatos a prefeito de Patos são sabatinados

Marcos Eugênio

Hoje (quinta-feira 23) a cidade de Patos ferveu politicamente com as entrevistas a que se submeteram os candidatos a prefeito do município, numa realização da Rede Paraíba de Comunicação. A Câmara Municipal recebeu filiados do PMDB, PSOL e do DEM, que aplaudiam a cada resposta de seu candidato. Na parte externa do Legislativo não foi diferente. Bandeiras dos partidos, especificamente do PMDB e DEM, que polarizam as eleições deste ano, a exemplo da maioria dos pleitos já ocorridos na Morada do Sol, tremulavam freneticamente ao som do grito de “guerra” dos mais apaixonados.

Foram cronometrados 40 minutos para cada candidato falar para o povo patoense suas propostas, com a colocação pelos entrevistadores de determinadas situações, questionando os entrevistados sobre como gerenciá-las.

Saúde e educação dominaram esse momento democrático, uma oportunidade a mais para que dissessem o porquê de suas candidaturas, além da mobilidade, um dos grandes problemas do mundo contemporâneo, segurança pública, geração de emprego, crack, ação social e relação município/Estado. A candidata Francisca Motta (PMDB), a primeira a ser entrevistada, falou da importância de continuidade da atual administração Nabor Wanderley, de avanços que a cidade registrou nos últimos anos. 

Lembrou de seu passado na Casa de Epitácio Pessoa (Assembleia Legislativa), funções desempenhadas em diversas comissões. Já o candidato do PSOL, Silvano Morais, criticou a gestão Nabor Wanderley e disse que não há o que comemorar, enfatizando o problema do PSF com sua falta de médicos, médicos que não cumprem carga horária e uma educação que, para ele, é vergonhosa, citando o fato de nenhum secretário colocar filhos na rede municipal, uma demonstração de que são necessários muitos avanços nessa área. Silvano prometeu qualificar funcionalismo, construir conjuntos habitacionais tipo apartamento, com equipamentos de lazer, infraestrutura e monitoramento eletrônico para ajudar na segurança. 

O último entrevistado foi Dinaldinho (DEM)deu tom de que sua campanha será centrada na apresentação de propostas. Disse que o tempo de picuinhas políticas passou. Uma de suas bandeiras será a construção do Hospital Municipal. Como médico, disse que a saúde pública precisa ser melhor organizada para que funcione a contento da população. Anunciou a proposta de construção do Restaurante Popular no bairro São Sebastião no terreno em que havia o mercado do bairro. A habitação foi destacada também por Dinaldinho que disse que Patos tem que reduzir o alto índice de defasagem habitacional e para isso construirá conjuntos habitacionais. 

Ao final os candidatos consideraram bastante positivo o momento para mostrar parte de seu plano de governo para a cidade e pedir o voto.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog