Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 18 de março de 2012

Zé Gonçalves condena ameaça de morte a sindicalista em Patos


O presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, como também da CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Paraíba, condenou a ameaça sofrida pelo também sindicalista Raimundo Nonato do Nascimento, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Patos, na última semana.
Para Zé Gonçalves o movimento sindical e a sociedade em geral não podem aceitar, permitir em pleno processo democrático que se vive com o aumento das conquistas dos trabalhadores, com a eleição de um operário para presidente pela primeira vez na história do Brasil, que os descumpridores da lei ainda façam ameaças aos que lutam e reivindicam no dia-a-dia o seu cumprimento integral.

O sindicalista afirmou que os empresários de Patos estão acostumados a não cumprir as normas de segurança do trabalho, tais como uso de equipamentos coletivos e individuais, em não assinarem as carteiras de trabalho dos operários e, além disso, descumprir outras normas da construção civil, em colocar materiais no meio das ruas, de construírem em locais indevidos, de alterarem plantas iniciais sem autorização de instituições e órgãos fiscalizadores, dentre outros.

Falta fiscalização

Foto: José Gonçalves
Outra falha apresentada pelo sindicalista diz respeito a pouca fiscalização por parte dos órgãos e instituições, especialmente pelo Ministério do Trabalho que não dispõe de funcionários suficientes para cobertura de toda a área no tocante a fiscalização, passando pela prefeitura municipal, CREA, dentre outros. “Se os empresários não são fiscalizados e punidos pelas suas irregularidades praticadas no dia-a-dia contra os trabalhadores e a própria cidade, não irão permitir que um presidente de sindicato faça esse trabalho em defesa dos direitos e melhores condições de trabalho dos operários”, frisou o mesmo.

Gonçalves pretende convocar uma reunião com todos os sindicatos de Patos para declarar o apoio à pessoa do presidente do SINTRICIM Raimundo Nonato, como também pedir uma fiscalização rigorosa contra as construções que apresentam irregularidade no município de Patos. “Vamos nos juntar a Raimundo Nonato, dando o nosso apoio a sua luta e exigindo das instituições, órgãos e das demais autoridades constituídas o cumprimento da lei em toda a sua extensão,” disse o mesmo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog