Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 22 de março de 2012

Jessier Quirino se apresenta em Patos no aniversário da Funes

            O poeta que ilustra o sertão e o sertanejo de forma “cagada e cuspida” estará na cidade de Patos na noite desta sexta-feira (23), ocasião em que apresentará um recital. Jessier Quirino, artista paraibano consagrado em todo o Nordeste, é a atração principal dos eventos que comemoram o 21º aniversário da Fundação Ernani Satyro (FUNES), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura - SECult. O evento conta ainda com a parceria da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

            De acordo com o secretário executivo da fundação, Moisés Rodrigues, “a expectativa é a melhor possível, pois depois de alguns anos Jessier Quirino volta a Patos, para a realização de um evento cultural, mas com caráter social”.

            Representante renomado da cultura literária paraibana, Jessier se expressa através de contos, rimas, poesia matuta e cantorias, com boas pitadas de humor. Sua obra passa pela produção de livros, a exemplo de “Paisagem do interior”, onde são registrados seus pensamentos e “causos” em relação ao povo nordestino e sua vivência cultural. Além disso, também participa de festivais em todo o Nordeste, se apresentando em eventos relacionados à cultura, inclusive de caráter institucional.

            Com habilidade no trato das palavras, Jessier prende a atenção do público em suas apresentações. O resultado pode ser visto em sua página oficial: uma agenda de shows bem preenchida. Lá, os apreciadores também poderão encontrar vídeos, fotos, recitais, livros, o dicionário nordestino de Gilberto Albuquerque, além de outras mídias. 

            Sua sensibilidade de enxergar poesia na simplicidade do povo nordestino permitiu a ele se expressar de uma forma única. "Jessier é um menestrel que tenho uma admiração tremenda. Ao lado de Chico Pedrosa e Dedé Monteiro é outro poeta popular que em minha opinião chegou a virar mito, ainda vivo. Sua performance e forma de descrever as coisas virou escola. Me deleito com seus causos, poesias e prosas de tal forma que costumo assumir que tenho nele uma das principais referências para minhas composições poéticas. Agora isso, logicamente, sem a mínima pretensão de acompanhá-lo, já que seria um trabalho pesadíssimo viver à sombra de uma poeta com a magnitude de Jessier Quirino". Afirmou o poeta pernambucano Clécio Rimas, hoje, radicado em Recife. 

            Jessier Quirino nasceu no ano de 1954, na cidade de em Campina Grande, mas desde de 1983 mora em Itabaiana, onde recentemente participou de um manifesto denominado “contra-paredões", onde ele e outros artistas, como Nairon Barreto (Zé Lezin), Beto Brito e Bira Delgado, protestaram contra a poluição sonora e outros danos provocados pelos chamados “paredões de som”.

OBRAS RECENTES

            Dividindo seu tempo entre a poesia e a arquitetura, sua profissão de formação, Jessier vem ganhando espaço desde 1996, quando lançou seu primeiro livro, conquistando fãs pelo Brasil afora e viabilizando uma representação popular genuinamente paraibana. Suas obras mais recentes são: Berro Novo, um livro que vem acompanhado de CD e que dispõe de causos, músicas, declamações, e ainda conta com a participação de Dominguinhos, Xangai, Josildo Sá e Maestro Spock; e Bandeira Nordestina - Da Paisagem do Interior à Bandeira Nordestina: a invenção da xilolinguagem, Onde o leitor pode desfrutar de uma prosa descontraída e bem humorada, marca registrada do poeta. Com influências clássicas da essência da literatura de cordel - e também é acompanhado por CD. Ambas as obras foram lançadas pela editora Bagaços

            Para que não pretende perder a apresentação de poeta, é bom ficar atento: o recital terá início às 19h no Fórum Miguel Sátyro, que está localizada no centro de Patos. 

Cláudio Sout

Nenhum comentário:

Arquivo do blog