Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 23 de março de 2012

Macro Patos discute melhorias da atenção básica


Municípios das regiões de Patos, Piancó e Princesa Isabel, que compõem a Macro Patos, estarão reunidos na próxima terça-feira 27, no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, para discutirem o PMAQ - Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. O evento é organizado pela SES – Secretaria de Estado da Saúde. Murilo Wanzeler, assessor da SES, conduzirá as discussões.

O PMAQ busca incentivar os gestores públicos a melhorar o acesso da população a uma atenção básica de qualidade, que seja mais resolutiva e humanizada, como prevê o SUS. Investir, não apenas em infraestrutura, mas em capacitação, implantação de um padrão que gere confiança e satisfação da clientela. 

Dos 24 municípios da jurisdição da 6ª Regional de Saúde apenas quatro não assinaram a pactuação do PMAQ, programa idealizado pelo Ministério da Saúde: Patos, Quixaba, Salgadinho e Passagem. 

Uma das etapas do PMAQ, parceria que envolve município, estado e governo federal, prevê o desenvolvimento das ações pelas equipes da atenção básica, a fim de promover as mudanças necessárias que garantam serviços de saúde de qualidade.

Todo o processo pactuado passa por autoavaliação, monitoramento, educação permanente e apoio institucional das gestões públicas. São etapas essenciais para que apareçam os resultados positivos, pretendidos pelo programa. 

Nesse encontro da Macro Patos haverá exibição de vídeo (A criatividade que há em nós), oficinas, avaliação do trabalho dos grupos, contextualização de dispositivos para o fortalecimento da atenção básica (AB), explanação das experiências vividas pelos municípios, dentre outras atividades.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog