Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Notícias do Sertão


Osvaldo Medeiros


Um bom presente

         Nos noticiários do dia-a-dia, nos últimos dias, só escutamos que poucas são as repartições do Estado que os atuais administradores não estão encontrando sérios problemas, principalmente de débitos. O assunto são os rombos nas finanças e a saúde como sempre puxa a fila. Em Patos não tem sido diferente e com o passar dos dias quem está entrando aos poucos, vai revelando como encontrou. Porém, no meio de tantos maus gestores sempre tem aqueles que na verdade tem o dom de administrar.
         A Maternidade Peregrino Filho de Patos, que tinha a frente o médico Odir Pereira Borges Filho, segundo pessoas lá de dentro, é um exemplo disso.  Deixa para o atual gestor o também médico Egilmário Bezerra, uma boa herança. Depósitos com estoques de medicamentos e alimentos para um consumo folgadamente até o mês de março e sem nenhum débito. O que significa que Egilmário não terá dificuldade para dar continuidade a seu 2º mandato à frente desta Maternidade.  Se o dinheiro que Odir recebia deu para tudo isso, porque tantos gestores com verbas muitos maiores deixaram tantas dividas?  Pior que não é nada fácil receber tais débitos. Quem já foi penalizado com isso?

Demazinho

         O ex-prefeito de Várzea Valdemar Marinho (Demazinho), deixou bem claro que com os acontecimentos do último pleito onde foi candidato a deputado estadual e traído por alguns que tanto ele ajudou e jamais esperava tal atitude, lhe credencia daqui para frente a não ter mais compromisso sério com ninguém. Pode disputar a sucessão municipal no Vale do Sabugy aonde bem entender. Com Demazinho ninguém brinque.

Sujeira

         Enquanto o prefeito Nabor Wanderley manda limpar os canais, alguns moradores que eram para preservar são os que mais contribuem para obstruírem. Afora o lixo, mesmo com o carro da coleta passando religiosamente, ainda jogam nos mesmos pneus, garrafas plásticas, móveis, animais mortos e por aí vai. O que dá acesso ao Conjunto Noé Trajano é uma pequena amostra dos demais. Quando são surpreendidos com uma grande chuva, tudo que jogaram nos esgotos serve de barreiras para as águas que voltam destruindo tudo. Não podemos chamar isso de falta de cultura e sim de educação.

Melhorar

         O gerente do Banco do Brasil local até que tem boas intenções, mas nem tudo depende dele. Para que o BB de Patos venha a melhorar a situação de sua vasta clientela, terá que, na opinião de muitos, ampliar urgentemente a agência, que espaço tem de sobra e afora colocar mais terminais nos campus universitários, rodoviária e outros locais de grande movimento. Porque, da forma como estar é que não pode continuar. Vamos torcer para que a alta cúpula do Banco do Brasil dê ao conceituado gerente André carta branca para ele fazer o que sempre teve em  mente na nossa agência.

Lideranças

         Na cidade de Patos, lideranças políticas jamais faltaram. Depois desse último pleito, não é que esse número aumentou assustadoramente! Basta ter votado em Ricardo para se intitular, endurecer o pescoço e exigir cargo. Da maneira como vai, se as verdadeiras lideranças políticas não se imporem, vão ficar contando estrelas. Esse é meu ponto de vista e talvez de muitas outras pessoas. Em Patos, atualmente, só existem duas grandes lideranças políticas: Dinaldo Wanderley(PSDB) e Francisca Motta(PMDB).
Quem sabe pode até no próximo pleito surgir uma nova liderança, porém, para mostrar seu poder de fogo, terá que ser bem votado para vereador, deputado estadual ou prefeito. O voto para deputado federal nunca credenciou em Patos ninguém como líder, até porque todos foram bem votados a exemplo de Olavo Nóbrega, Nabor, Ivânio, Bonifácio e tantos outros e nunca foram reconhecidos. Ivânio, por exemplo, só veio ser reconhecido como líder depois de sua eleição para deputado estadual e prefeito. O voto para deputado federal é muito diferente do recebido para vereador e deputado estadual. Principalmente para vereador, que é mais difícil. Esse sim é seu.

Vai disputar

         Um assessor de Bonifácio Rocha (PSB), que atualmente ocupa a Secretária Adjunta das Finanças no Governo de Ricardo Coutinho (PSB), nos confidenciou que o mesmo tem total pretensões de disputar a sucessão do atual prefeito Nabor Wanderley (PMDB) no próximo pleito. Apesar do novo cargo exigir sua presença em João Pessoa, porém nos momentos de folga vai estar em Patos visitando suas bases. Esse é o caminho. Já perdeu uma grande chance na anterior. 

Só ouvindo

         O ex-prefeito Dinaldo Wanderley, no momento está naquela de Cássio Cunha Lima, ouvindo mais do que falando. Enquanto não for resolvido oficialmente sua situação no STF, vai continuar agindo com cautela. No momento está pisando em ovos e em outros ouvindo e vendo o que nunca gostaria de ver e ouvir. Certas pessoas “aliadas” que estão se achando o dono da bola aproveitando da sua situação política, tentam nos bastidores a todo custo lhe derrubar. Nas turbulências é que conhecemos os verdadeiros amigos. 

Linha de frente

         A turma linha de frente nas adesivagens em frente ao Posto Paizão da campanha Ricardo Coutinho, Cássio e Dinaldo, já está naquela dos cochichos, vendo os cargos praticamente preenchidos e nada de um justo retorno.  Pode ter certeza que tão logo vão botar a boca no trombone. Primeiro os de casa.

Estranho

         A oposição que não é de perder tempo, já está explorando a ausência de Cássio Cunha Lima na posse de Ricardo Coutinho. Mesmo que Cássio tenha justificado, mesmo assim a ala oposicionista procura levar para os caminhos diferentes.  Essa é o papel da turma do bota-fogo. Ficam só de longe torcendo pela discórdia.

Permanece

         Por mais que a imprensa provoque a deputada estadual Francisca Motta(PMDB),  por enquanto prefere ficar calada. Deixa bem claro que fará oposição ao governo Ricardo Coutinho (PSB), mas acha melhor fazer uma avaliação do seu governo mais na frente. Está diariamente em sintonia com as lideranças do seu partido e dos partidos opositores. 

Também acham?

         Muitos aliados do atual governo Ricardo Coutinho na cidade de Patos acreditam que chegou ao fim a era do empreguismo. Quem pretende prestar serviços ao Estado vai na certeza de trabalhar e não de ficar ganhando e mangando de quem trabalha. Essa não é a opinião da oposição. E você, o que acha?

“Carnaval”

         Os admiradores das festividades momescas esse ano, se depender do governador Ricardo Coutinho, se quiserem brincar vão ter que procurar outros estados. Já deixou bem claro que por enquanto não tem dinheiro para festa. Muitos prefeitos estão temerosos de um total fracasso também nas festividades juninas. Será?

Descanso

         Bem não assinou decreto cancelando todas a gratificações adicionais concedidas aos servidores comissionados das administrações direta e indireta, secretarias, SSTRANS, Procon e Patosprev, o prefeito de Patos Nabor Wanderley não quis esperar pela reação. Pegou a família e foi curtir alguns dias de férias no litoral. Para aonde não me pergunte. 


Assume

         O médico Eliseu de Melo assume a direção do Hospital Regional de Patos, substituindo a médica Paula Souto Maia. Aos poucos está tentando adequar o funcionamento do mesmo a sua maneira.

Vai processar 

         O médico Ivanes Lacerda, que foi indicado recentemente para assumir novamente a direção do Hospital e por pressão de grupos teve a mesma revogada, em contato com uma fonte disse que vai processar todos aqueles que injustamente lhe injuriaram nos meio de comunicações a serviços de “a ou b”. No meu ponto de vista sempre vi o médico Ivanes Lacerda como um ótimo profissional e acima de tudo, nunca soube de nada que viesse desabonar sua conduta. Acho que houve um exagero nas opiniões e que na justiça a história pode ser diferente. Acusar é uma coisa e provar é outra? 


Osvaldo Medeiros escreve para o pbnoticias.com e garimpandopalavras

Nenhum comentário:

Arquivo do blog