Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Secretário executivo da saúde dá posse a diretores de hospitais de Patos



O secretário executivo estadual da Saúde da Paraíba, Waldson Dias de Souza, visitou a cidade de Patos nesta sexta-feira 07, com intuito de dar posse aos novos diretores dos hospitais, Regional (Eliseu de Melo), Infantil (Erico Alencar) e 6ª Regional de Saúde (Davi Nunes da Paz). O médico Egilmário Bezerra, novo diretor  da Maternidade Peregrino Filho não compareceu à reunião no 6º Núcleo. A portaria dos novos diretores deve ser publicada até segunda, de acordo com Waldson.
O secretário executivo falou sobre diversos assuntos, especialmente da realidade da rede hospitalar do Estado. Enfatizou que a dívida na saúde chaga a R$ 100 milhões. Disse que existem muitos problemas que precisam ser atacados. Considerou que houve falta de planejamento nos gastos com a saúde pelo governo passado. “Temos muitas irregularidades, inchaço de pessoal, dívidas para tratar com fornecedores. Todos os compromissos lícitos realizados pela gestão passada serão honrados. Estamos com uma auditoria analisando todas as contas públicas desde o dia 3 deste mês. Vamos ter um cenário real das finanças ao final desse trabalho”, explicou Waldson.
Um dos pontos tratados na reunião de apresentação dos novos diretores e questionado por alguns secretários municipais de saúde presentes foi com relação à descentralização das ações da gerência regional. O diretor da 6ª Gerência de Saúde, Davi Nunes, explicou que haverá total apoio técnico aos municípios da jurisdição Patos, os quais serão atendidos indistintamente, independente de cor partidária. Enfatizou a importância da parceria para que o novo modelo de saúde, que busca maior resolutividade, acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde.
Alguns secretários de saúde questionaram também a ausência de plantonistas, medicamentos em suas cidades, decorrentes desse período de transição, deixando em calamidade a saúde pública, a exemplo de Santa Luzia e Várzea, dois municípios do Vale do Sabugi, que aguardam a posse dos novos diretores para fazer os serviços voltarem a funcionar. Waldson explicou todos os indicados para os referidos postos passam por critério técnico e acredita que até o final deste mês os cargos serão preenchidos. 
Sobre a situação das cirurgias que se acumulam no Hospital Janduhy Carneiro, seu novo diretor, Eliseu de Melo, alegou que vários profissionais, a exemplo de anestesiologistas, se encontram em gozo de férias, mas que providências já estão sendo tomadas. Falou que sua gestão será de total transparência, disponibilizando à sociedade, os números sobre os gastos do Hospital. Acrescentou que não haverá no Janduhy funcionários, médicos fantasmas, como também não existirá a prática de priorizar apartamentos para favorecimento político.
De Patos Waldson seguiu para Pombal, Sousa e Cajazeiras, para conhecer in loco a realidade de cada hospital e dá posse a diretores. 
Marcos Eugênio

Um comentário:

Anônimo disse...

Marcos Eugênio. o melhor jornalista da região!!!!!

Arquivo do blog