Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 1 de outubro de 2011

Sindicato da Construção Civil de Patos festeja dez anos de fundação

Marcos Eugênio
 
Uma noite histórica para operários da construção civil de Patos e região, com muita festa, discursos, homenagens aos fundadores do Sindicato da Construção Civil de Patos e Região (Sintrincim), marcaram esta sexta-feira 30, na Associação Comercial de Patos. 

Muitos operários e familiares participaram do evento, além de representantes de vários sindicatos, a exemplo do Sindicato dos Trabalhadores em Calçados de Santa Rita, de Papelão e Plástico de Campina Grande, dos Mototaxistas de Patos, Força Sindical, dos Frentistas de João Pessoa, da Construção Civil de Campina Grande, da Federação dos Trabalhadores da Paraíba, Sinduscom, da Federação dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e derivados de Petróleo, dentre outros.

A entrega de placas homenageando a diretoria fundadora do Sintrincim emocionou seu fundador e atual presidente Raimundo Nonato, que foi reverenciado por diretores de outros sindicatos, que falaram de seu caráter e luta pela categoria, pelos avanços nas conquistas trabalhistas a partir de sua determinação, persistência na garantia dos direitos e deveres dos operários, sua facilidade de diálogo com o patronato.  

Raimundo Nonato avaliou a proposta do sindicato que dirige, de conscientizar os trabalhadores de seus direitos, lutar por melhores condições de trabalho. “A gente tem por objetivo mostrar aos trabalhadores que nossa luta é atingir aquilo que eles precisam, têm direito, e não atingir empresários, agredi-los. Lutamos sim por melhores salários, cestas básicas, melhores condições de trabalho, como segurança, programas de formação”, explicou.

Acrescentou que a implantação do sindicato em Patos trouxe significativa organização da categoria. Hoje existe uma convenção coletiva; piso salarial, que não está dentro da realidade pretendida, por isso mesmo as reivindicações nessa conquista será intensa; vale transporte, maior respeito da empresa com o trabalhador, já enxergando mais os direitos deste. “Tudo isso é mudança, evolução nos acordos trabalhistas nesses dez anos”, enfatizou Nonato.

José Pereira, representante do patronato, enalteceu a postura do presidente do Sindicato da Construção Civil de Patos e Região e adiantou que essa parceria com o Sinduscon só tende a crescer cada vez mais. Sobre a relação patrão-trabalhador disse que o que precisa melhorar é a discussão em torno dos salários e segurança dos trabalhadores nos canteiros de obras. “Tudo isso é importante para o trabalhador e é o que mais afeta a construção civil hoje”, disse Pereira. 

O presidente da Federação dos Trabalhadores da Paraíba, José de Anchieta, rasgou elogios ao Sindicato da Construção Civil de Patos e à sua diretoria, lembrou as dificuldades que a entidade patoense enfrentou até possuir a estrutura, organização que possui atualmente. Também destacou o bom desempenho do setor em todo o Brasil, destacando Patos nesse cenário. “Em Patos, a exemplo de todo o país, falta de mão-de-obra qualificada, mas o Sesi vem dando sua contribuição capacitando muita gente que está sendo inserida no mercado da construção civil”, analisou Anchieta.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog