Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Técnicos do INCA apresentam projeto de implantação da UNACOM de Patos



A equipe técnica do INCA – Instituto Nacional do Câncer composta por Leandro Barreto, Renata Pereira, Antônio Bertholasce e Mônica Salgado, visitou cidade de Patos nesta quarta-feira para apresentar o Programa Expande, que trata da instalação de unidades de assistência oncológica, especificamente para explanar todos os procedimentos necessários para a instalação da Unacom - Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia desta cidade. Outro motivo foi conhecer a realidade do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, que serviços oferece, seu plano de trabalho e que adaptações precisa para receber e oferecer serviços de qualidade de oncologia aos pacientes com câncer.

O técnico Leandro Barreto falou sobre a motivação e gestão do projeto, da missão do INCA e apresentou algumas estatísticas sobre a incidência de câncer na Paraíba e região de Patos. Na Paraíba, segundo levantamentos do Instituto, foram registrados 3.840 novos casos de câncer em 2010, do total 387 em Patos. Hoje serviços de quimioterapia e radioterapia se resumem a João Pessoa e Campina Grande. Os pacientes do Sertão enfrentam, além do doloroso tratamento, angústia pela longa distância dos centros de oncologia. 

Explicando o projeto da Unacom de Patos, Barreto disse ser necessário seguir todos os passos exigidos para sua execução. Outra técnica do INCA, Renata Pereira, apresentou dois modelos de unidade de oncologia, um que teve rápida concretização e outro que sofreu atrasos na execução, isso para alertar da importância que todos os passos devem ser bem trabalhados, que o planejamento seja seguido à risca, até para que os recursos sejam liberados pela Caixa no seu devido tempo e não haja atrasos na conclusão da obra. 

O médico Antônio Bertholasce explanou sobre portarias que regulamentam os serviços de oncologia e da importância do fortalecimento de uma rede que trabalhe não apenas o tratamento, mas a prevenção, maior assistência aos pacientes. “Não adianta apenas termos uma unidade de oncologia funcionando. É preciso toda uma rede que faça a prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e unidades paliativas, ou seja, pessoal qualificado para assistir os pacientes”, comentou Bertholasce. 

Em sua apresentação para profissionais de saúde, diretores hospitalares, gestor de saúde municipal, imprensa, falou também da estrutura necessária para os serviços de alta complexidade em oncologia, dentre elas as cirurgias oncológicas, oncologia clínica, estrutura física apropriada, um arquivo médico de prontuário único para facilitar atenção aos usuários, dentre muitos outros pontos essenciais para o funcionamento da Unacom.

A equipe fez visita ao Hospital Regional de Patos, conheceu o local em que será erguida a unidade de oncologia e os procedimentos hospitalares, como funcionam e quais as comissões instaladas, necessidades e tudo devidamente anotado e fotografado para constar em um relatório.

Teresa Cristina, arquiteta da SES, falou da visita técnica do INCA, verificar a estrutura física da unidade e a parte de planejamento de gestão para operacionalizar as atividades de oncologia no município. Inicialmente o Estado há tinha seu projeto arquitetônico de quimioterapia aprovado, inclusive pela Vigilância Sanitária, pronto para licitação. Hoje o estado também elabora projetos para a parte de radioterapia, que também será oferecida na Unacom de Patos. A parte de quimioterapia deverá estar funcionando em junho de 2012. A de radioterapia terá prazo mais longo, em função da própria especificidade da estrutura, complexidade maior.

Uma das adaptações que o Hospital fará para receber a unidade de oncologia será a transferência do IML, que sairá da parte interna do Regional para ser construído em um terreno já doado pelo Município. “O Hospital de Patos será reestruturado, com abertura de leitos para esses pacientes, ampliação da UTI, contratação de médicos especialistas para atender as portarias que tratam da Unacom, dentre outras ações necessárias”, comentou o médico e diretor do Janduhy Carneiro, Eliseu de Melo, que acompanhou, juntamente com o gerente da 6ª Regional de Saúde os técnicos do INCA nessa vista. 

Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog