Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Encontro de regionalização discute prioridades da Secretaria de Estado da Saúde


O Patos Water Play recebe nesta quarta-feira, 28, secretários municipais de saúde, coordenadores de vigilância em saúde, em emergência e da rede hospitalar para um amplo debate em torno das prioridades que a Secretaria de Estado da Saúde pretende trabalhar na pactuação com os municípios sertanejos. 

Na pauta assuntos de suma importância para a população, a exemplo das cirurgias eletivas, as demandas de cada localidade e como se dará o processo de oferta desse serviço. Ainda no tocante às cirurgias eletivas, o Ministério da Saúde anunciará àquelas a serem bancadas pelo governo federal e que não constam na lista do Estado (a SES disponibilizará 88 procedimentos cirúrgicos). 

O Estado busca melhorar a estrutura da saúde pública dos 223 municípios paraibanos. No interior os desafios são grandes é só com a consolidação do pacto com os municípios será possível atingir patamares desejados. Para isso o Decreto 0578, que regulamenta a Lei 8.080/90 (Lei da Saúde) terá grande enfoque nesse encontro regional. Esta lei busca fortalecer o SUS, assegurando o direito dos cidadãos, sendo dever da União, Estado e Município, por isso a luta pela pactuação, oferecerem essa garantia.

Durante o evento cada município irá apresentar o que vem oferecendo em termos de serviços públicos de saúde, o que pode ampliar e melhorar para fortalecê-los. Esse mapeamento será crucial para a construção da política que pretende o Estado. Na pauta estão também serviços de urgência e emergência; acolhimento com classificação de risco; leitos de retaguarda em psiquiatria e usuários de drogas, dentro da perspectiva da rede de cuidados integrados da regional Patos; rede de obstetrícia, com foco na Maternidade Peregrino Filho e a possibilidade desta assumir cirurgias de alto risco. 

Para o gerente regional de saúde, Davi Nunes da Paz, esse encontro dará maior clareza de como funciona a rede pública de saúde no interior, que serviços estão sendo disponibilizados e como poderão ser aprimorados e ampliados. Um exemplo é o atendimento a usuários de drogas. Para ele é necessário que haja um CAPS em Patos aberto 24 horas e que existam leitos disponíveis nos hospitais para atendê-los. 


Municípios participam de capacitação em teste rápido para diagnóstico do HIV

Municípios de toda macro Patos, que engloba Piancó, Princesa Isabel estão convidados para participarem de uma capacitação em teste rápido para diagnóstico do HIV I e II, que acontece nesta quinta e sexta (29 e 30) no Patos Water Play. O evento é oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde – SES e visa melhorar a qualidade do atendimento da rede de unidades básicas de saúde desses municípios, com a implantação do teste rápido para o diagnóstico do HIV com pré e pós-aconselhamento.

Para cada município estão sendo destinadas quatro vagas para profissionais de nível superior, com formação na área de saúde, de preferência da atenção básica (bioquímico, enfermeiro, assistente social, psicólogo do serviço a ser implantado). O Estado se responsabilizará pela hospedagem dos servidores e os municípios com o transporte. A capacitação terá início às 8h20 desta quinta-feira.

O teste rápido para diagnóstico do HIV sai em poucos minutos e tem valor cinco vezes menor que o método convencional.


Capacitação busca articular serviços de proteção às vítimas de violência doméstica

A Secretaria de Estado de Saúde, numa parceria com a Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, realiza no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde na próxima quinta-feira, 29, uma oficina de capacitação para os profissionais dos serviços que atuam na atenção à mulher, criança e adolescente em situação de violência doméstica. A facilitadora será Ana Targino, da SES. 

Está sendo convidada toda a rede envolvida nesse serviço de proteção às possíveis vítimas de violência no lar, a exemplo da secretaria municipal de saúde, SAMU, PSF, conselhos tutelares, CREAS, CRAS, PAI, Ministério Público, Delegacia da Mulher, Defensoria Pública, curadorias, Conselho do Direito da Mulher, dentre outros. 

Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog