Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Projeto em Santa Luzia oferece orientação em aleitamento materno

Foto:Izabel Luzia

O leite materno, comprovado cientificamente como sendo principal alimento de recém-nascidos, seja pelo alto valor nutritivo, pela proteção contra doenças, está sendo objeto de um trabalho de parceria envolvendo o Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, de Santa Luzia, e o curso de Assistência Social da Universidade Unopar – unidade Patos.

O projeto consiste em oferecer orientações às gestantes durante a realização de exames de rotina do pré-natal naquela unidade de saúde. Os alunos, nessa atividade curricular extraclasse se encarregam de explicar a importância do aleitamento materno, passo a passo, como elas devem incentivar o bebê a buscar o peito, os cuidados na hora da amamentação e todos os fatores positivos para ela e o bebê, desde a parte nutricional oferecida à ligação emocional, aumentando o vínculo afetivo. 

Outro ponto tratado pelos alunos com as mulheres é incentivando estas a doarem leite.  Há mães que possuem leite em excesso, mas em compensação a outras que não conseguem produzir o alimento, essencial para o desenvolvimento de seu bebê. 

O leite materno contém todas as proteínas, gordura, vitaminas, açúcar, água que o bebê precisa para ser saudável, além de anticorpos e glóbulos brancos, protegendo a criança de uma série de doenças, como alergias, otites, diarréias, meningites, dentre outras.  Para a mulher também, que se sente mais segura pelo ato de dar de mamar, queima mais calorias, fica mais protegida da osteoporose e de uma série de malefícios.

Izabel Luzia (pbnoticias.com)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog