Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Autoestima - uma leitura saudável


O mundo será bem melhor se cada um fizer a sua parte

Inácio A. Torres

A história a seguir, embora antiga, vale como reflexão atual. Serve-se de bichos que dão exemplos aos humanos. Tenha bons proveitos e emita seu comentário.

Certo dia instalou-se um fogo na floresta, e ninguém sabia de onde veio. As chamas eram muita e espalharam-se com rapidez. Os animais correram desorientados em busca de um lugar seguro. Enquanto fugiam, uma macaca viu um pardal voando em direção às chamas.

- “O que você está fazendo?”, pergunta a macaca fujona.  “Não vê que a floresta está incendiando?”

- “Sim”, responde o pequeno pássaro – acrescentando – “mas estou levando algumas gotas de água no meu bico, para apagar o fogo”.

A macaca escancara os dentes miúdos soltando várias gargalhadas.

-“Passarinho burro e convencido”, diz ela com galhofa. “Como você pode apagar aquele fogo com algumas pequenas gotas de água?”

-“Sei que não posso”, responde o pequeno pardal. E completa: -“Porém, pelo menos, estou fazendo a minha parte. Se todos colaborassem, conseguiríamos dominar essas chamas e debelar o incêndio”.

Lição saudável deu-nos o pequeno pardal. Realmente se cada fizer a sua parte o mundo será bem melhor e a vida menos complicada. É uma pena que, cá entre nós humanos, há mais seguidores de macacas do que de pardais.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog