Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Orçamento Participativo de Santa Luzia terá início amanhã no bairro Nossa Senhora de Fátima


Aconteceu ontem no Centro Cultural Padre José Santana, no período da tarde,  a reunião de articulação do Orçamento Participativo 2011 de Santa Luzia, quando as secretarias de prefeitura local, Educação, Saúde, Cultura, Serviços Urbanos, Promoção Humana e Agricultura, reuniram-se para estabelecer o calendário das plenárias.

As assembleias terão início amanhã, quarta-feira, dia 21, começando pelo bairro Nossa Senhora de Fátima, ao horário de 15 horas, no Centro Social Inácio Bento. No dia 22 será a vez do bairro Frei Damião, sempre no horário das 15 horas, sendo o local desta vez a Escola Trindade Verna; no dia 23 haverá dois momentos, no bairro São Sebastião, no CDA, Centro de Distribuição de Alimentos, no horário das 13 horas, e o outro momento, no bairro São José, na Escola Padre Jerônimo, as 15 horas e 30 minutos.

No dia 24 será o encerramento do Orçamento Participativo no Yayu Clube, Sede Velha, no horário das 16 horas, quando serão fechadas propostas sugeridas pelas comunidades e será elaborado um relatório final, com a presença dos líderes comunitários, do poder público, de toda a comunidade de Santa Luzia.

O que é o OP:
O Orçamento Participativo é um processo em que o povo exerce sua cidadania participando da administração pública, podendo opinar, votar e decidir.
Durante as assembleias do OP que serão realizadas nos bairros e comunidades os moradores do município levantarão e elegerão as necessidades e prioridades para a comunidade.

Como funciona o OP:
Através da realização de Assembleias Populares são elencadas demandas da comunidade que levem à melhoria da qualidade de vida de todos os moradores ou munícipes. É muito importante participar e escolher o melhor pra sua cidade, pra o seu bairro, pra sua rua.


Orçamento Participativo 2011 de Santa Luzia – Participe – seja cidadão – 21 à 24 de setembro

21 – Bairro Nossa Senhora de Fátima – 15hrs – Centro Social Inácio Bento
22 – Bairro Frei Damião – 15hrs – Escola Trindade Verna
23 – Bairro São Sebastião – 13hrs – CDA
23 – Bairro São José – 15hrs – Escola Padre Jerônimo
24 – Centro – 16 hrs – Yayu Clube Sede Velha

Programa Saúde da Família realiza uma amostra hoje na Escola Padre Jerônimo

A secretaria de Saúde de Santa Luzia vai realizar hoje uma amostra dos projetos desenvolvidos pelo Programa Saúde na Escola.
Os projetos de Balé, Violão, Teatro, Flauta Doce, deverão fazer uma apresentação dos trabalhos que estão desenvolvendo com crianças e jovens da cidade.
O evento está marcado para iniciar as 19 horas.

100 alunos receberam ontem certificado de alfabetização do AJA


O AJA, Alfabetização de Jovens e Adultos, programa do Governo Federal, Brasil Alfabetizado, executado pela secretaria de Educação de Santa Luzia, em evento realizado ontem no Centro Cultural Padre José Santana, conferiu e certificou ontem 100 alunos que aprenderam a ler pelo programa nos últimos sete meses.
Durante sete meses, desde fevereiro, dia 14, em 14 turmas que foram iniciadas, alunos com média de idade de 50 anos, começaram a aprender a ler e a escrever, um processo de cidadania e educação.
Foram 14 turmas, 2 na Zona Rural e 12 na cidade, segundo a coordenadora do programa na cidade, Rosilene Morais. O evento contou com a participação das alfabetizadoras, dos alfabetizados, de secretária de Educação Terezinha Alves, da equipe da Educação local.
Em depoimento emocionante, Dona Alcinda, de cerca de 70 anos, disse que aprendeu a ler nos últimos meses no AJA.
A secretaria de Educação, Terezinha Alves, disse novas turmas, 14 novas, continuarão com o programa para o ano, continuando o processo de inclusão e cidadania. 

Ronaldo Magela

Nenhum comentário:

Arquivo do blog