Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Conselho do Idoso é empossado em Patos


Foram empossados na tarde desta sexta 23 na Casa dos Conselhos, em Patos, os 18 membros que passam a integrar o Conselho Municipal do Idoso, cuja lei de sua instalação foi aprovada no final do ano passado pela Câmara deintegraremamara Municipal e sancionada pelo prefeito Nabor Wanderley. , em Patos, o Conselho Vereadores e sancionada pelo prefeito Nabor Wanderley.
Formado paritariamente, com representantes governamentais e da sociedade civil, o Conselho, segundo a coordenadora do Programa Saúde do Idoso de Patos, Sandra de Lourdes Serrano Paiva, será fiscalizador de qualquer tipo de mau trato aos idosos. “O Conselho terá inúmeras responsabilidades, desde fiscalizadoras à atitude de propor políticas de apoio, que ofereçam acessibilidade e melhores condições de vida ao grupo senil”, explicou Sandra.
Ela informou que serão feitas parcerias com órgãos públicos e entidades da sociedade organizada, como igrejas, clubes de serviços. Sobre a participação dos idosos nesse processo pela busca da cidadania, adiantou que haverá reuniões mensalmente com os grupos de idosos dos bairros, momentos dedicados à discussão da situação do referido público, levantamento de propostas e oferta de serviços.
O Conselho Municipal do Idoso é composto de representantes do da esfera federal (INSS); estadual (Hospital Regional de Patos) e municipal, quando todas as secretarias vão estar à disposição para participar dos trabalhos.
A coordenadora da Casa dos Conselhos, Francisca Vasconcelos, lembrou da importância de cada cidadão em participar da elaboração de propostas que levem à concretização de leis benéficas à vida das pessoas idosas, que passam por diversos tipos de constrangimento, como preconceito, inacessibilidade a uma série de serviços, violência no lar, dentre outros.
“Uma das primeiras ações desse Conselho será cobrar um centro de convivência, local com profissionais capacitados para atender aos idosos, vítimas de maus tratos, abandono”, disse Vasconcelos.
Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog