Casos de dengue caem 11% na Paraíba em 2008
De acordo com os números do boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado, através da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, foram confirmados durante todo o ano passado 8.481 casos da doença, de um total de 10.968 notificados, os quais também sofreram uma redução de 13%.
Conforme o boletim, do total dos casos notificados, 2.487 casos foram descartados por exames laboratoriais ou por não preencherem o critério epidemiológico de caso de dengue.
Dos confirmados, 60 casos se enquadram como Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) e ocorreram nos municípios de Aguiar, Barra de Santa Rosa, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Cuité, Emas, Esperança, Guarabira, Ingá, Itabaiana, Itatuba, João Pessoa, Lagoa, Santa Helena, São Mamede, São Miguel de Taipu, Sertãozinho, Sousa e Uiraúna.
O boletim informa ainda que ocorreram cinco óbitos por dengue hemorrágica, resultando em uma taxa de letalidade de FHD no estado da Paraíba em torno de 8,3%. As mortes aconteceram em Cuité, Serra Redonda, Barra de Santa Rosa, Guarabira e Mogeiro. Outros dois óbitos ocorreram em virtude de complicações da Dengue, ambos em Campina Grande.
Os dados da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde apontam que a faixa etária mais acometida pela dengue foi a de 20 a 39 anos, com 32,3% dos casos, enquanto as mulheres foram as maiores vítimas, totalizando 57,2% dos casos.
O órgão acredita que isto aconteça porque a mulher é ainda quem passa maior tempo no domicilio e o mosquito possui hábitos peridomiciliar.
De acordo com os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN, os municípios que apresentaram em 2008 maior número de casos notificados foram João Pessoa (803), Patos (1032), Cajazeiras (756), Campina Grande (476), Monteiro (417), São Bento (374), Esperança (293), Picuí (226), Cuité (287), Catolé do Rocha (239), Cabedelo(218), Bernardino Batista (173), Teixeira(145), Piancó (136), Coremas(137), Livramento (120). Representando 44,30% do total de casos acumulados em 2008.
O boletim da Secretaria de Saúde do Estado informa ainda que a doença apresentou o mesmo comportamento dos anos anteriores, com aumento significativo de casos no período que coincide com as chuvas.
No entanto, ressalta que, após as mobilizações realizadas com a participação do governador Cássio Cunha Lima, integradas com os Governos Municipais, observou-se uma redução significativa no número de casos, demonstrando que a população entendeu o chamamento e o impacto foi visível.
Fonte: Secom/PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário